Câmara de Itabira: Vetão recebe comitiva de vereadores de Conceição do Mato Dentro

O encontro teve como objetivo estreitar os laços entre os dois municípios, que têm a mineração como um de seus principais pilares econômicos

Câmara de Itabira: Vetão recebe comitiva de vereadores de Conceição do Mato Dentro
Foto: Divulgação

Na tarde de quarta-feira (14), o presidente da Câmara Municipal de Itabira, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB) recebeu uma comitiva com cinco vereadores de Conceição do Mato Dentro. O encontro teve como objetivo estreitar os laços entre os dois municípios, que têm a mineração como um de seus principais pilares econômicos, e compartilhar experiências e projetos.

“As cidades de Itabira e Conceição do Mato Dentro têm em comum a mineração como sua principal fonte de arrecadação, além de vivenciarem problemas idênticos e que precisam ser superados com urgência. Os governos estadual e federal precisam atuar efetivamente nesse âmbito. Estamos iniciando o projeto “Rota da Esperança em Minas” para debatermos com os municípios vizinhos os problemas que nos atingem”, ressaltou Vetão.

Além do presidente da Casa, o Legislativo itabirano também esteve representado por Reinaldo Soares de Lacerda (PSDB) e pelo procurador jurídico Hugo Gomes. Os vereadores de Conceição do Mato Dentro no encontro foram: Dayse Mariano de Paula “Picão” (MDB), Gilberto da Silva Queiroz “Gilberto do Tabuleiro” (MDB), Wander Rosa de Santana “Wander do Laim” (PP) — presidente da Câmara conceicionense —, Sidnei Seabra da Silva “Sidnei das Três Barras” (Rede) e Cláudio Alexandre Rodrigues de Oliveira  “Claudinho Ziriguidum” (Rede).

Encontro anterior

No dia 29 de janeiro, Wander do Laim e Gilberto do Tabuleiro estiveram em Itabira para se reunir com Vetão. Na ocasião, os parlamentares discutiram a diversificação econômica das duas cidades.

Itabira e Conceição do Mato Dentro vivem momentos históricos diferentes na mineração. Conhecida como “Cidade do Ferro”, Itabira é berço Vale, que prevê a exaustão de suas minas na cidade em 2028. Já Conceição do Mato Dentro vive o auge da mineração, com ótimos resultados financeiros e também na geração de empregos. Por lá, o projeto Minas-Rio, da Anglo American, é indutor do desenvolvimento econômico.

Dessa forma, Vetão expôs aos os conceicionenses sua preocupação com o fim da mineração na cidade de Drummond. “Esse é um tema que vamos discutir e propor iniciativas durante a legislatura 2020-2024. Temos que correr contra o tempo e fazer com que Itabira chegue mais perto da tão sonhada diversificação econômica”, disse o vereador itabirano à época.