Com presenças ilustres, HNSD inaugura unidade de Pronto Atendimento
Prédio será destinado ao atendimento da microrregião itabirana
Na tarde desta terça-feira (17), o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) inaugurou a unidade de Pronto Atendimento Dr. José Cesário Martins Carneiro. O prédio, cujo nome homenageia o icônico urologista de Itabira, terá uma área física total de 617 metros quadrados, contando com consultórios, salas de espera, leitos e outras instalações.
Além disso, a obra, que recebeu aporte financeiro da Vale, também oferecerá atendimento clínico, clínica Covid-19, pediatria, ortopedia e cirurgia geral. A região contará, ainda, com atendimento em especialidades importantes, como cardiologia, urologia, neurologia, cirurgia cardiovascular e hemodinâmica. A entrega da nova unidade contou com algumas presenças ilustres, como a secretária municipal de saúde, Luciana Sampaio, vereadores itabiranos, o deputado estadual Bernardo Mucida, o prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores Santos, entre outros.
Para Alexandre Coelho, diretor executivo do HNSD, a unidade representa um grande avanço nos serviços oferecidos pelo local. Segundo ele, agora o hospital possui um pronto atendimento completo.
“Já possuíamos atendimento de urgência na clínica médica, clínica médica Covid, ortopedia e cirurgia geral, e ainda tínhamos o atendimento de retaguarda da pediatria, mas não os tínhamos na porta. Era uma deficiência aqui na cidade e região. Com um esforço muito grande da provedoria, da direção clínica e da diretoria administrativa, conseguimos, juntamente à coordenação da pediatria, trazer esses profissionais para a porta, algo tão importante no atendimento de urgência e emergência das crianças. Então nos tornamos, nesse momento, um pronto atendimento completo. Os mesmos pediatras que fazem assistência durante o trabalho de parto estão na porta de entrada no atendimento de urgência e emergência. É um grande ganho para Itabira e região”, afirma.
Provedor do hospital, Márcio Labruna acredita que a obra beneficiará, principalmente, quem já possui um plano de saúde. Na visão de Labruna, o novo PA irá desafogar o atendimento realizado no Pronto Socorro de Itabira.
“Essa é uma conquista muito grande, principalmente para quem tem plano de saúde. Vocês verão que é um Pronto Atendimento moderno, de muita qualidade, que vai melhorar bastante o atendimento das pessoas que precisam. Anteriormente, a porta de entrada do hospital era o pronto socorro, mais voltado para emergência, acidentes, e aqui é para pessoas que procuram realizar exame, cirurgia. É uma conquista muito grande”, ressalta.
Referência na macrorregião
Representante do executivo municipal na inauguração do prédio, a secretária de saúde Luciana Sampaio defende que Itabira deve se tornar referência em saúde na macrorregião. A obra, segundo ela, faz parte deste processo.
“Itabira tem que virar referência para toda a macrorregião, então temos que lutar por isso. Mudar o foco de Itabira e não referenciar Belo Horizonte, temos que ser resolutivos. Acredito no sucesso, porque sorte é para quem não faz nada, e vocês [equipe do HNSD] trabalham muito e terão sucesso”, afirmou.
Serviços
A princípio, o atendimento no novo Pronto Atendimento acontecerá de 13h às 7h da manhã e será destinado aos pacientes da microrregião de Saúde de Itabira — que engloba, além da cidade referência, outros 12 municípios. A estrutura terá capacidade para realizar, em média, 150 atendimentos por dia, mas pode ser ampliado para até 450 atendimentos por dia.
Estrutura física
Para atender os pacientes de Itabira e região, o novo PA conta com três recepções, três salas de espera — Covid-19, não Covid-19 e infantil —, três salas de aplicação, uma sala de acolhimento, uma observação pediátrica, seis consultórios médicos e nove banheiros.
Além disso, possui 15 leitos de internação, três leitos pediátricos, três leitos de internação para pacientes com Covid-19, dois leitos de emergência e um leito de isolamento. Também disponibiliza 30 poltronas nas áreas de observação — sendo dez para nebulização, dez para aplicação e oito para pacientes com Covid-19.
Equipe
Para operar essa estrutura, o HNSD disponibilizará uma equipe multidisciplinar formada por 28 técnicos, 16 médicos clínicos, nove recepcionistas, oito médicos ortopedistas, seis enfermeiros atendentes, cinco enfermeiros supervisores, quatro cirurgiões, três auxiliares de higienização, uma coordenadora e pediatras.
*Com informações da assessoria de imprensa do HNSD