Câmara de Itabira e instituições criam frente pró-emprego para jovens; diagnóstico será elaborado

Liderados pelo presidente do Legislativo, Weverton Vetão, representantes de diversos setores se unem para criar mecanismos para inserção do jovem itabirano no mercado de trabalho

Câmara de Itabira e instituições criam frente pró-emprego para jovens; diagnóstico será elaborado
Foto: Gustavo Linhares/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


O presidente da Câmara de Itabira, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), vem liderando uma campanha para estimular as empresas e instituições locais a darem a primeira oportunidade de trabalho a jovens itabiranos. Depois de discutir o assunto com diversas entidades, o socialista conseguiu reunir em um mesmo encontro, realizado na última quinta-feira (16), na sede do Legislativo, representantes de diferentes setores para criar uma frente pró-emprego. Entre as primeiras ações do grupo está a realização de um diagnóstico sobre a empregabilidade de jovens na cidade.

Inicialmente, a ideia era formar uma comissão e dar início às discussões para elaboração de projetos para a inserção de jovens no mercado de trabalho. Porém, ao perceberem que não possuíam dados sobre o acesso ao primeiro emprego, ficou acertado a elaboração de um diagnóstico que possa fornecer essas informações sobre a realidade itabirana.

Com esse estudo, o grupo terá uma visão mais clara do cenário atual e, assim, terão mais argumentos para subsidiar as tomadas de decisões e desenvolver projetos e políticas públicas. “Demos um passo muito importante na luta pelo primeiro emprego e capacitação dos nossos jovens. Criamos o grupo de estudo que será permanente e se encontrará mensalmente para debater propostas e ações”, ponderou Weverton Vetão.

“Foi um dia histórico para nosso município. Saímos da mobilização para efetivamente discutir ações e políticas públicas para a capacitação e oferta do primeiro emprego aos jovens. A presença de todas essas instituições fortalecem esse movimento. Não ficaremos apenas nas falas. Teremos um grupo de estudo e no próximo encontro teremos propostas a serem discutidas. E o mais importante: saímos com a convicção que é necessário um diagnóstico quantitativo e preciso da situação desses jovens, queremos saber quantos estão desempregados, quantos já trabalharam, quantos estão no mercado de trabalho. Isso tudo nos dará o norte para a tomada de decisões”, destacou Weverton Vetão.

Participaram do encontro os secretários municipais de Governo, Geraldo Magela Pena Torres “Torrinha”, e de Ação Social, Elson Alípio Júnior; o vereador Sebastião Ferreira Leite “Tãozinho” (Patriota); o assessor do vereador Bernardo de Souza Rosa (Avante), Aloysio de Oliveira; a presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), Cássia Menezes; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabira (CDL), Maurício Martins; o analista de Relacionamento Institucional da Vale, Luiz Augusto Moisés Magalhães; a diretora do Senac em Itabira, Miriam Martins dos Santos Soares; Fabiano Penido, representando a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi); o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Ricardo Azalim; o representante do Serviço Social do Comércio (Sesc),  Heldemar Silva; a representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Miriam Martins dos Santos; e Clécio Lopes, representando a Universidade Estácio de Sá.

A próxima reunião do grupo acontece no próximo dia 27, às 18h, no plenário da Câmara Municipal. A partir daí, as reuniões do grupo devem passar a ser mensais. Novos parceiros também devem ser convidados a integrar o grupo.