Pandemia de coronavírus: como empreender em um período de recessão econômica?
Pessoas perceberam podem realizar tarefas e compras inteiramente no meio digital.
Desde o início do ano de 2020 que o mundo foi assolado pela notícia do avanço de uma pandemia que poderia colocar em cheque a maneira como vivemos de acordo com sua maneira de transmissão.
Hoje, estamos nos aproximando do final de 2021 e foi possível observar que sim, a pandemia realmente colocou pressões na nossa sociedade que não eram vistas há praticamente um século.
E com isso, diversos setores da sociedade sofreram e precisaram se adaptar a fim de ‘’burlar’’ a pandemia e continuar com suas atividades.
Grandes exemplos disso são vistos nos setores do Comércio e da Educação. Quantos pequenos comerciantes não cederam à pressão da pandemia e precisaram fechar as portas? Quantos alunos não foram excluídos do regime de aulas remotas, devido à inacessibilidade?
Ainda, todo o quadro de fechamento do comércio como um todo, aliado a outros fatores, fez com que a economia brasileira entrasse em um grave quadro de recessão.
Logo, com este quadro social em mente, hoje nós iremos ver algumas ideias para empreender durante este período e também como fazer um plano de negócios mediante à sua atuação profissional!
Quais foram os subsetores que mais cresceram durante a pandemia?
Primeiramente, é necessário avaliar quais foram os negócios que mais se mostraram promissores em um contexto de pandemia e isolamento social, para assim, não investir seu tempo e dinheiro em algo que não irá render neste momento.
Portanto, vamos juntos analisar os subsetores e estratégias que mais cresceram durante estes quase dois anos de coronavírus.
De acordo com a plataforma Whow, voltada especificamente para empreendimentos e empreendedores, alguns pequenos negócios que se mostraram promissores em meio ao contexto de isolamento foram:
- Delivery
- E-Commerce
- Venda e entrega de Marmitas
- Educação: Ensino Remoto
- Exercícios em Casa
O que une todos estes campos e que garante a relevância de cada um deles em um quadro de pandemia e isolamento é: baixo contato pessoal com outras pessoas.
E, levando em consideração que a transmissão do coronavírus se dá através do contato direto, muitas pessoas vêm procurando profissionais que possam atender suas necessidades de maneira remota, como professores particulares e personal trainers, por exemplo, que podem ministrar suas aulas à distância.
Então, ao serem analisados todos estes campos que mostraram crescimento em sua atividade e requisição durante a pandemia, é possível traçar uma estratégia de negócios para desenvolver seu próprio empreendimento e tirar sua ideia do papel!
Como empreender em um contexto de pandemia?
O primeiro passo, como vimos acima, é analisar os negócios que mostraram crescimento durante este período, para não dar um tiro no escuro e contar com a sorte para guiar o seu sucesso.
Além disso, é essencial também que um fato seja analisado: a pandemia trouxe uma nova realidade para as pessoas e as fez perceber que podem realizar diversas tarefas e compras inteiramente no meio digital.
Logo, o segundo passo, após o estudo de mercado é desenvolver material para realização de marketing digital, divulgando e mostrando seu produto através de redes sociais e outros meios de comunicação digital.
Ainda, segundo o website Educa Mundo, em uma publicação deste ano específica para o empreendedorismo em tempos de pandemia, existem algumas dicas e pontos que também devem ser considerados na hora de considerar um novo negócio:
- Conheça as necessidades do mercado
- Recorra ao mercado digital e ao marketing digital
- Não desista de maneira fácil
- Utilizar de softwares de gerenciamento de negócios
Portanto, não deixe de estudar e se engajar na questão do marketing digital e do tráfego de informações. Afinal, a maior parte das negociações, hoje em dia, são realizadas em sites de vendas, plataformas digitais e redes sociais!
Possibilidades para projetos de empreendimento na pandemia
Agora que vimos algumas dicas e notícias sobre o crescimento de alguns setores e áreas específicas durante este período, é hora de ver alguns exemplos e possibilidades de projetos para você tirar do papel!
- Cozinha fantasma
- Drive-Thru de bebidas
- Delivery de marmitas
- Delivery de doces e sobremesas
- Delivery de pizzas e lanches
- Empresas de software
- Serviço de entregas
- Cursos e educação online
- E-Commerce nas mais variadas áreas
- Delivery de plantas
- Consultoria à distância
- Clube de assinatura de livros
Tá esperando o quê para estudar um pouco mais sobre empreendedorismo em um quadro de recessão? Veja os exemplos e dicas ao longo da reportagem e comece já!