Congresso da Unifei Itabira reúne mais de 150 trabalhos de alunos

Programação envolveu exposição de trabalhos, palestras, minicursos, mesa redonda e atrações culturais

Congresso da Unifei Itabira reúne mais de 150 trabalhos de alunos

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus de Itabira, realizou nessa semana o II Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (CPEE). A programação envolveu exposição de trabalhos, palestras, minicursos, mesa redonda e atrações culturais. Houve exposição científica, que reuniu 153 trabalhos desenvolvidos por alunos da Unifei e de outras instituições.

A palestra “4ª Revolução Industrial”, ministrada pelo professor e engenheiro da Cenibra, Ronaldo Neves, abriu o evento. Na sequência, teve início a exposição científica.

O professor Marcos Roberto de Abreu Alves, coordenador geral do evento, afirmou que um dos pontos mais marcantes foi a participação de alunos das escolas. “É muito bacana ver estes jovens do ensino fundamental e médio, tanto de escolas públicas quanto privadas, desenvolvendo pesquisas de qualidade e apresentando os resultados em um ambiente universitário”, declarou.

O professor também destacou a integração que o CPEE promove entre a Unifei e a comunidade externa. Nesta segunda edição, foram recebidos mais de 300 estudantes e docentes de universidades de Itabira e região, além de outros municípios, como Belo Horizonte, Divinópolis e Uberaba. “Um dos objetivos que havíamos traçado e conseguimos cumprir foi ampliar a participação de outras instituições. Foi uma ótima oportunidade para divulgarmos a Universidade e já recebemos um retorno positivo de participantes externos”, disse Marcos. Ele adiantou que a expectativa para o próximo ano é alçá-lo ao âmbito estadual. 

Ação social

Além da contribuição científica oferecida à comunidade, o CPEE também promoveu uma importante ação social, já que, para confirmar a inscrição no evento, era necessário doar um quilo de alimento não perecível. No total, foram arrecadados 135 quilos de alimentos, 24 litros de leite e três litros de óleo, que foram repassados à Apae de Itabira.

 

 (Foto: Unifei Itabira)

Serviços relacionados