Após combate aos casos de raiva, Parque Municipal de BH é reaberto nesta quinta-feira

Para visitar o parque é necessário realizar agendamento no site para retirada de ingresso gratuito

Após combate aos casos de raiva, Parque Municipal de BH é reaberto nesta quinta-feira
Parque Municipal Américo Renné Giannetti, localizado na Avenida Afonso Pesa (Foto: Vander Bras)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou que o Parque Municipal Américo Renné Giannetti será reaberto ao público a partir dessa quinta-feira (2). A área estava fechada devido a casos de raiva que registrados e que precisavam ser combatidos para evitar propagação.

O diagnóstico de morcegos (Artibeus lituratus) com raiva, indicando a circulação do vírus rábico no local,  fez com que o parque ficasse fechado. No local, coexistem, de forma abundante, mamíferos silvestres e domésticos, notadamente gatos, que frequentemente são vistos por quem passa próximo ao Parque Municipal.

Por se tratar de uma doença com letalidade de praticamente 100% dos acometidos, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte realizou a aplicação da primeira dose e/ou reforço da vacinação antirrábica em todos os felinos do local. Após a imunização, foi necessário manter a área fechada para monitoramento.

A circulação do vírus da raiva é mantida sob vigilância sistemática pela Secretaria Municipal de Saúde. Em 2021, foram diagnosticados 21 morcegos positivos para a raiva em Belo Horizonte. Até o momento, não foi identificado nenhum outro animal com a doença.

A vigilância da circulação do vírus da raiva é feita mediante análise dos morcegos identificados com comportamento anormal, ou seja, que estejam caídos no chão, vivos ou mortos; pendurados em paredes, em troncos de árvores, janelas ou em locais de baixa altura, entre outros.

Sempre que é feito o recolhimento dos morcegos é realizada também ações de prevenção e bloqueio no raio de 300 metros de onde foi encontrado o animal, para evitar possíveis intercorrências. Os agentes de zoonoses repassam orientações para a população quanto aos cuidados para evitar a presença dos morcegos nas residências e é feita a verificação vacinal dos animais domésticos. Os que não foram imunizados, recebem a vacina contra raiva.

Agendamento de visitas 

Tendo em vista a necessidade de atendimento às recomendações da Secretaria Municipal de Saúde, por se tratar de área central e com grande fluxo de público, será necessário, ainda que de forma transitória, o agendamento prévio para visitas.

Os ingressos para visitas ao Parque Municipal são gratuitos e serão disponibilizados de uma só vez, nas segundas-feiras, às 8h, em www.pbh.gov.br/parquesezoobotanica, no menu “agendamento de visitas/parques”.

A PBH informou que aqueles que não conseguirem realizar o agendamento, podem acessar ingressos de lote extra, cota lançada nos dias de funcionamento das unidades, sempre às 9h, com base nas desistências (número médio de pessoas que agenda e não comparece).

Funcionamento

O funcionamento do Parque Municipal será de terça-feira a domingo, das 8h às 18h (com entrada permitida até as 17h). Para acesso, permanecem valendo as orientações do uso obrigatório da máscara cobrindo nariz e boca, bem como a manutenção do distanciamento entre pessoas e higienização frequente das mãos.

Exigência de imunização

Assim como em outros parques da cidade, a PBH informou que para visitação no Parque Municipal também será exigida a vacinação contra a febre amarela. Caso o visitante não esteja com o comprovante, deverá preencher uma declaração, disponibilizada pelo parque, de que já se encontra imunizado (vacinado há, pelo menos, 10 dias). Essa declaração também poderá ser feita no processo de agendamento.

Menores de 9 meses, por não poderem ser imunizados contra a doença, não podem acessar o parque.

Obras no parque

A Prefeitura informou que “buscando garantir melhor infraestrutura aos visitantes, o parque está passando por algumas obras”. Os serviços incluem a recuperação e implantação de pista de caminhada, rota acessível, recuperação de passeios internos e meio-fio. Dessa forma, é importante que os visitantes fiquem atentos para as informações no processo de agendamento e tenham cuidado ao circular.