Projeto concilia ciência e poesias de Drummond

Projeto ensina ciência e cultiva paixão pelas poesias de Drummond

Projeto concilia ciência e poesias de Drummond

Literatura e ciência parecem áreas bem distintas, certo? Não para o professor de Física da Unifei, Márcio Yasuda, e a coordenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade, Solange Alvarenga. Juntos, eles criaram, em 2014, o projeto “Poesia e Ciência”, cuja proposta é relacionar conceitos científicos a poemas de Drummond.

Segundo o professor Márcio Yasuda, o Poesia e Ciência é de grande importância para a comunidade itabirana e oferece diversos benefícios para os estudantes participantes, como o aumento do interesse pela literatura, especialmente pelas obras do poeta, e o reconhecimento da história da cidade.

Desde sua primeira edição, cerca de mil alunos do ensino fundamental de diversas escolas de Itabira já participaram da iniciativa e tiveram a chance de despertar seus interesses tanto pelas obras do poeta itabirano quanto pela ciência.


Ciência e poesia se misturam em projeto da Unifei e do Memorial Carlos Drummond de Andrade                                 Foto: Acom Unifei

O professor Yasuda explica como são desenvolvidas as atividades: os alunos são recebidos no Memorial Carlos Drummond de Andrade para uma breve apresentação do projeto. Em seguida, a equipe do memorial recita o poema a ser trabalhado, fazendo a contextualização literária e histórica da obra. Por fim, os alunos do PET/Conexões de Saberes – Física e Popularização da Ciência tratam de explicar os fenômenos físicos descritos nos poemas e exemplificá-los por meio de experimentos.

O aluno da Unifei, Henrique Mattos, expressa a satisfação de fazer parte do projeto que, na sua visão, é uma grande oportunidade para os estudantes se interessarem mais pela ciência e perceber como ela está presente em nosso cotidiano. Henrique é membro do PET, que organiza o projeto juntamente à equipe do Memorial Carlos Drummond de Andrade.

“Vejo crescer o interesse dos estudantes pela Física, uma matéria que muitos deles apresentam dificuldades. Ao aliar o ensino teórico à prática, a visão de cada um muda imediatamente, pois eles percebem que tudo que aprendem na escola pode ser aplicado na prática e que é de extrema importância para seu crescimento”, conclui Henrique.

 

O projeto Poesia e Ciência está aberto a toda comunidade de Itabira e região. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato pelo telefone 3835-2156 ou pelo e-mail [email protected].

Serviços relacionados