Prefeitura de Itabira pode ter novas mudanças no secretariado municipal
Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Gestão, Assistência Social e Auditoria e Controladoria podem ter novos secretários
Nos últimos dias, a Prefeitura de Itabira confirmou a troca de comando em duas secretarias: a de Obras, Transporte e Trânsito e a de Fazenda. Porém, as mudanças no primeiro escalão do municipal não devem parar por aí. Informações repassadas ao portal DeFato por fontes ligadas ao Executivo municipal acenam com a possibilidade em alterações em ao menos outras quatro pastas e em uma assessoria especial.
Breno Carvalho Lage Pires deixará a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo. Ele assumirá a assessoria de Programas e Metas — cargo que, atualmente, é ocupado por Gabriel Duarte de Alvarenga Quintão. Por sua vez, Quintão é cotado para assumir a Secretaria Municipal de Auditoria e Controladoria Interna, substituindo Maurício Guimarães Mendes.
Já Patrícia Alves Guerra pode sair da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão para assumir a Secretaria Municipal de Assistência Social, ocupando o lugar de Élson Alípio Júnior. Ainda são estudados os nomes para responderem pelas secretarias de Planejamento e Gestão e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo.
O que diz a Prefeitura de Itabira?
Questionada pela DeFato, a assessoria de comunicação do governo Marco Antônio Lage não descartou a possibilidade novas alterações no quadro de secretários municipais. Confira a nota oficial:
“O governo municipal realizou algumas mudanças na equipe de secretários, como é o caso da Secretaria de Fazenda, em que o José Luiz de Lima assumiu o cargo, e da Secretaria de Obras, Transporte e Trânsito, que deixará de ter Maciel Paiva como titular. Novas alterações, caso se concretizem, serão informadas à imprensa”.
Mudanças confirmadas
Até o momento, as trocas confirmadas oficialmente pelo Executivo são duas. Na primeira semana de fevereiro, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) anunciou que José Maciel Duarte de Paiva deixará a Secretaria de Obras, Transporte e Trânsito. Ele assumirá o cargo de assessor especial e será responsável por desenvolver e coordenar grandes projetos estruturantes para o desenvolvimento sustentável do Município, além de manter negociações com a mineradora Vale para captar recursos para essas — e outras — iniciativas.
Dentre os projetos que deverão ter coordenadoria de Maciel Paiva, está a duplicação das MGs 129 e 434, que ligam Itabira à BR-381. Ele também deve se dedicar ao asfaltamento da estrada que liga os distritos de Senhora do Carmo e Ipoema. Assim como a construção de um novo terminal rodoviário, em local que ainda será definido, e projetos para a melhoria de mobilidade urbana na cidade.
Na última quarta-feira (16), a assessoria de comunicação da Prefeitura de Itabira anunciou que José de Lima Duarte assumirá a Secretaria de Fazenda no lugar de Gilberto Silva Ramos, que pediu exoneração do seu cargo no governo municipal.
Essas duas alterações no primeiro escalão haviam sido antecipadas pela DeFato.
Rotina de mudanças no secretariado
No início de fevereiro, o prefeito Marco Antônio Lage, em conversa com jornalistas, após discursar na Tribuna da Câmara de Itabira, afirmou que deverá seguir promovendo alterações em seu secretariado. Mas, para isso, levará em conta desempenho dos profissionais, rendimento das pastas e questões estratégicas do governo.
“Sempre vai haver [mudanças no secretariado]. Eu não tenho compromisso político com ninguém. O secretariado tem que ter entrega, todas as nossas eventuais mudanças é por causa de estratégia para fazer a engrenagem [Prefeitura] rodar melhor. Como este governo não distribuiu secretarias para partido nenhum, podemos mudar a vontade. Tem que fazer funcionar, esse é o nosso princípio”, afirmou Marco Antônio Lage.
Na quinta-feira (10), a assessoria de comunicação da Prefeitura de Itabira, por meio de nota enviada à DeFato, reafirmou a possibilidade de outras mudanças no secretariado:
“Sobre as modificações no secretariado, além da mudança do Maciel Paiva, teremos, sim, outras mudanças. Isso, no entanto, ainda está sendo finalizado. A expectativa é de que seja tudo anunciado até o fim desta semana [final da semana passada]. Todas as alterações serão explicadas quando anunciadas oficialmente”.