Com a ausência do carnaval de rua, público procura alternativa no litoral
Em busca de descanso ou curtição neste feriado de Carnaval, muitas pessoas estão se dirigindo para o litoral.
A maior parte das cidades do Brasil não vai oferecer festejos de carnaval de rua em função da disseminação de Covid-19. Assim, o público busca alternativas e muitas pessoas estão se dirigindo para as praias do litoral.
A BR-381 ficou completamente paralisada nesta sexta-feira (25), tanto em função da queda de barreira que causou o estreitamento da pista na altura do km 404, em Bom Jesus do Amparo, quanto em função do alto volume de veículos que transitam pela rodovia.
Muitos desses veículos pertencem a pessoas que estão se dirigindo para o litoral em busca de refúgios de carnaval. Os principais destinos dos mineiros são o Espírito Santo, Rio de Janeiro e o litoral paulista.
Alguns municípios e estados já esperam um número alto de turistas, as cidades do litoral de São Paulo já se uniram e criaram uma força-tarefa para administrar as possíveis aglomerações e lidar com a situação, estima-se que suas estradas receberão ao menos 7 milhões de veículos.
Já no Rio de Janeiro prevê-se que os turistas busquem destinos mais alternativos, como Cabo Frio e Arraial do Cabo, contudo o estado se prepara para um alto índice de lotação em suas praias.
No Espírito Santo os carnavais de rua também foram suspensos, contudo as festas pagas não foram totalmente proibidas. Os blocos de rua estão, em sua maioria, suspensos por decretos em todo o estado, mas é possível aos hotéis, restaurantes e pousadas realizar programações para turistas. Até o presente momento, o único município do litoral capixaba que autorizou eventos públicos e em estabelecimentos privados, foi Marataízes.
Boa parte dos foliões estão em busca de distração e descanso durante este período, o que fez com que muitas das cidades turísticas litorâneas esperassem essa movimentação. Além disso, os governos dos estados articularam ações para acolher os turistas e mitigar os efeitos negativos das aglomerações durante o carnaval.