“8 de março é um dia político para marcar a nossa luta”, destaca Rose Félix na Câmara de Itabira

Rose Félix se tornou a primeira mulher negra a presidir uma reunião da Câmara de Itabira. O Legislativo, ainda, homenageou lideranças femininas com moções de aplausos

“8 de março é um dia político para marcar a nossa luta”, destaca Rose Félix na Câmara de Itabira
Rose Félix presidiu, pela primeira vez, uma reunião ordinária da Câmara de Itabira – Foto: Gustavo Linhares/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Itabira presenciou, na última terça-feira (8), um fato histórico: a vereadora Rosilene Félix Guimarães (MDB) se tornou a primeira mulher negra a presidir uma reunião ordinária da Câmara Municipal. Acontecimento que coincidiu com as celebrações do Dia Internacional da Mulher — e, devido a data, a parlamentar fez um forte discurso defendendo a igualdade de gênero e pedindo maior participação feminina na política.

Rose Félix presidiu a última sessão legislativa devido a ausência do presidente da Casa, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), que estava em Brasília cumprindo agenda política. Dessa forma, a única mulher eleita vereadora se mostrou emocionada ao dar início à reunião ordinária em uma data tão marcante. Porém, houve também o momento em que a emedebista pode se posicionar quanto as questões e desafios das mulheres em nossa sociedade.

“Eu acredito que, para este dia [terça-feira], a minha presença aqui, sentada nesta cadeira da presidência [do Legislativo], já simboliza bastante um ato político, que é a representação do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Eu, mulher preta, de classe social simples, única mulher eleita [vereadora], diante deste plenário, com 16 homens — respeitosos e valorosos —, mas que demonstra, aqui neste plenário, a diminuição da nossa representatividade feminina. E neste dia 8 de março nós queremos atitudes que valorizam as mulheres, que não silenciem as mulheres, que não violem os nossos direitos”, declarou Rose Félix.

Ainda de acordo com o discurso da vereadora, é necessário que um número maior de homens entendam que o dia 8 de março não é apenas uma data comemorativa, mas também um ato político por igualdade de gênero e mais respeito.

“Neste dia 8 de março nós queremos: igualdade de oportunidade, respeito nos espaços públicos, diminuição da violência contra a mulher, mais representatividade. Nós queremos ser ouvidas. Este é um dia de ato político. Nós gostamos de receber as flores, os bombons, as palavras carinhosas. Mas nós queremos respeito todos os dias, nós queremos ser ouvidas todos dias, nós queremos que vocês, homens, se mobilizem todos os dias contra as atitudes que silenciam as mulheres, que violem os direitos das mulheres, que desrespeitem as mulheres. Nós queremos ver mais homens se levantarem a favor da igualdade de gênero, do reconhecimento das mulheres”, destacou Rose Félix.

"8 de março é um dia político para marcar a nossa luta", destaca Rose Félix na Câmara de Itabira
Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Rose Félix também repudiou as declarações de Arthur do Val, deputado estadual por São Paulo, sobre refugiadas ucranianas que tentam escapar da guerra contra a Rússia. “Neste momento quero aproveitar também para deixar aqui o meu repúdio às ações do deputado [estadual por São Paulo] Arthur do Val que desrespeitou não só as mulheres ucranianas, mas também todas as mulheres, pois com a ação dele demonstrou a forma como ele vê as mulheres. É esse tipo de atitude que nós não queremos”, afirmou.

Perdeu a reunião da Câmara de Itabira e quer ver a íntegra do discurso da Rose Félix. Confira o vídeo abaixo:

Homenagem às mulheres

Rose Félix também foi uma das seis mulheres a receber Moção de Aplauso na sessão plenária de terça-feira. A homenagem foi protocolada pelo vereador Reinaldo Lacerda de Soares (PSDB) — mas recebeu assinatura de todos os parlamentares — e teve como objetivo reconhecer o trabalho delas em prol da comunidade itabirana.

“Através dessa honraria, nós homenageamos todas as outras mulheres que não estão aqui. Quem dera se conseguíssemos trazer todas aqui, mas como a gente não consegue, recebemos essas mulheres com muito carinho e coração aberto”, disse Rose Félix durante a entrega das moções de aplausos.

As outras cinco homenageadas foram:

  • Ana Carolina Barros, modelo e digital influencer;

  • Carla Jardim de Souza, empresária, consultora de imagens e digital influencer;

  • Márcia Rossi, cabeleireira e empresária;

  • Mariza Frade, fundadora do site Espaço Mulher e uma das principais referências femininas em influência digital;

  • Karla Costa Moreira Silva, empresária, engenheira ambiental e digital influencer;

"8 de março é um dia político para marcar a nossa luta", destaca Rose Félix na Câmara de Itabira
Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Confira a seguir a galeria de fotos com as homenageadas no Dia Internacional da Mulher: 

Galeria de Fotos