Prefeito de Barão de Cocais fala sobre importância de ações reparadoras durante evento
O prefeito de Barão de Cocais, Décio Santos, destacou a importância de ações que promovam a autonomia do município em relação à mineração.
Durante o último sábado (26), Barão de Cocais recebeu o Chef Jimmy Ogro em uma aula show que ensinou os moradores da cidade a produzir uma receita tradicionalmente mineira e deliciosa. No evento, estava presente o prefeito do município, Décio Santos, que falou sobre a importância de investir na autonomia econômica da cidade.
A proposta que criou o evento advém do Programa de Qualificação Profissional Cozinha-Escola de Barão de Cocais, por ter sido impactado pela elevação do nível de emergência da barragem.
O projeto oferece mais de mil vagas em cursos na área de gastronomia, e deverá ser um fator de fomento para a geração de renda da população autônoma.
O tema interessa aos cidadãos e aos gestores públicos, tanto do ponto de vista de desenvolvimento econômico quanto da perspectiva de amparo social que tem grande participação em todo o processo, resultado da parceria fechada entre a Vale, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Prefeitura de Barão de Cocais.
A DeFato entrevistou Décio para saber mais sobre a perspectiva do prefeito em relação ao tema. Perguntamos a ele o que significa para o município receber esse tipo de ação, ao que ele destacou:
“Bom, isso é muito importante em virtude de tudo o que nós sofremos aqui no município com relação aos sofrimentos com a barragem. Essa contrapartida que a empresa está dando é muito bem vinda. (…) de cara eu já abracei o projeto. Eu sei o quanto é importante que as pessoas tenham a oportunidade de se formar em algum curso, algum curso técnico… que elas tenham oportunidade de sentar em um banco de escola, banco de faculdade. Eu sei o quanto isso pode transformar a vida das pessoas.”
Décio, que está em seu segundo mandato, era prefeito durante o processo de desapropriação do vilarejo de Socorro, pertencente à Barão de Cocais.
Ele explica a importância desse tipo de ação e como está sendo a parceria da Prefeitura com a Vale para que tudo seja implementado e executado adequadamente:
“Essas medidas são importantes porque nós tivemos grandes problemas sociais. Eu acompanhei de perto a evacuação, essas pessoas que tinham, muitas vezes, renda no distrito que moravam e, quando vieram para a cidade, perderam sua renda. Então, esse tipo de capacitação não só atende a essas pessoas, mas também, no geral, todas as pessoas do município. Obviamente isso é extremamente importante, é uma forma de diversificar a economia do município e a gente tem que abraçar.”
O prefeito também falou sobre como se sente com a oferta da capacitação:
“Isso nos enche de orgulho e é, de uma certa forma, emocionante para a gente. Muitas pessoas que estão aqui vão ter o primeiro diploma, o primeiro certificado agora. São pessoas que, às vezes, não tiveram oportunidade de se capacitar. Nos enche de orgulho e chega a ser emocionante ver as pessoas se formando.”
O incentivo à criação de novas frentes de negócio e o fortalecimento de cadeias produtivas existentes é outra frente de compensação em Barão de Cocais. Por meio de projetos de capacitação, apoio ao empreendedorismo, à economia circular e ao desenvolvimento de tecnologias para o bem-estar, a educação e o desenvolvimento rural, a empresa Vale cria alternativas para aumentar a renda familiar da população e diversificar a economia.