Regina Pinto Coelho: primeira vereadora, primeira presidente da Câmara e primeira candidata a prefeita
Assista a mais uma entrevista do Sala de Visitas
No título acima não coube todo o pioneirismo de Regina Maria Pinto Coelho, uma mulher itabirana especialista em demolir paradigmas. E tem mais. Ela foi a primeira presidente (e fundadora) de um partido político no município (o PMDB). A primeira presidente nacional da Aposvale. Ocupou ainda cargos na diretoria do Valeriodoce em três gestões diferentes.
A carreira política de Regina começou meio que por acaso, no início da década de 1970. Era professora. O empresário José Raimundo Magalhães (popular Bebé Magalhães) enxergou na profissional do magistério um talento para a política. E apostou na candidatura a vereadora daquela mulher. E no final das contas, deu muito certo. Ela foi eleita.
Iniciava ali a consistente trajetória político-social da futura presidente da Câmara de Vereadores de Itabira. Regina Pinto Coelho esteve na Sala de Visitas da DeFato, onde relembrou a sua vitoriosa carreira política e revelou como quebrou uma sequência de paradigmas na conservadora sociedade itabirana dos anos 1970.