Em nota, HNSD desmente informação falsa sobre paciente com varíola dos macacos

A instituição se pronunciou por meio da assessoria de comunicação

Em nota, HNSD desmente informação falsa sobre paciente com varíola dos macacos
Foto: Arquivo DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


O Hospital Nossa Senhora das Dores divulgou, na noite desta segunda-feira (01), uma nota oficial desmentindo informação de que um paciente com sintomas de varíola dos macacos teria recebido atendimento na instituição. Segundo a comunicação, a informação é falsa e não há registros de pacientes com sintomas ou positivados para a doença internados ou em atendimento no HNSD. 

Confira a nota na íntegra: 

“IMPORTANTE

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) informa que não procede a informação divulgada de que em 29/07/2022 (última sexta-feira) um paciente deu entrada no Pronto-Socorro Municipal de Itabira (PSMI) com sintomas da Varíola dos Macacos (Monkeypox).

E que até a presente data, 01/08/2022, não há registro de casos positivos de pacientes atendidos ou internados com Monkeypox no HNSD e/ou PSMI.”

A doença 

A varíola dos macacos é causada pela infecção com o vírus Monkeypox. Os primeiros sintomas são: febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já declarou a varíola dos macacos como emergência de saúde pública de interesse internacional. Neste ano, a doença já acometeu 20.637 pessoas em 77 países. No Brasil, são 978 casos, sendo 744 apenas em São Paulo. Em Minas Gerais, já aconteceu o primeiro óbito, na capital do estado, e já houve registros de casos positivos em Mariana, e um caso suspeito em João Monlevade. 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta segunda-feira (1), pelo Twitter, que o Brasil receberá, por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o antiviral Tecovirimat para “reforçar o enfrentamento ao surto” de varíola dos macacos.