Ensaio para a presidência do Legislativo?
Reinaldo Lacerda é apontado como um dos possíveis candidatos à presidência da Câmara de Itabira para o biênio 2023-2024
No final deste ano se encerra o mandato de Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB) como presidente da Câmara Municipal de Itabira. Dessa forma, alguns nomes começam a aparecer como postulantes ao cargo. Entre os possíveis substitutos está Reinaldo Soares de Lacerda (PSDB) — que atualmente exerce a função de 1º secretário na mesa administrativa do Legislativo. E na última sessão plenária vimos o que pode ter sido um ensaio do tucano para a presidência da Casa.
Em meio às discussões para aprovação do subsídio para o transporte coletivo municipal, houve um momento de debate mais acalorado entre Weverton Vetão e Neidson Dias Freitas (MDB), um dos principais nomes da oposição ao governo Marco Antônio Lage (PSB). O bate-boca entre os parlamentares incentivou algumas pessoas no plenário a também se manifestarem, causando um pequeno tumulto.
Diante da pouca ação do presidente da Casa para controlar os ânimos, Reinaldo Lacerda interrompeu o discurso do vereador Heraldo Noronha Rodrigues “PTB”, tomou a palavra e disparou: “senhor presidente, só por questão de ordem pedir ao pessoal que está participando, e que costumeiramente participa da reunião ordinária da Câmara, que realmente respeite o regimento da Câmara. Não pode, não pode manifestar no plenário. Estou falando que não pode se manifestar no plenário e, por gentileza, respeite o regimento da Casa”.
Assim, Reinaldo Lacerda experimentou um pouco daquilo que pode vir a vivenciar nos dois próximos anos. Mas, para isso, ainda precisará se candidatar e vencer o processo eleitoral do Legislativo.