São Gonçalo amplia cobertura vacinal nas Equipes de Saúde da Família
A oferta das vacinas Meningocócica e HPV₄ foi ampliada
A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo, seguindo as normas nacionais de saúde, amplia a oferta da vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) até junho de 2023, para os adolescentes não vacinados entre 11 e 14 anos. Além disso, também ampliaram da vacina HPV₄ para crianças de 9 a 14 anos de forma permanente. Conforme a Vigilância epidemiológica, as vacinas estão disponíveis em todas as Equipes de Saúde da Família (ESF’s) do município.
A vacina meningocócica ACWY (Conjugada) foi implantada na rotina de vacinação dos adolescentes em 2020. Esta vacina encontra-se disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.
A faixa etária em maior risco de adoecimento para a doença meningocócica é a de crianças menores de um ano, no entanto, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade.
Já o HPV₄, a qual protege contra o Papilomavírus Humano (HPV) foi incorporada de forma escalonada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014 e é atualmente aplicada em meninas e meninos adolescentes.
O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), muitas pessoas com HPV não desenvolvem nenhum sintoma, mas ainda podem infectar outros indivíduos pelo contato sexual.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 630 milhões de homens e mulheres (1:10 pessoas) estão infectadas pelo HPV no mundo. No Brasil, estima-se que haja, aproximadamente, 9 a 10 milhões de infectados por este vírus e que, a cada ano, 700 mil casos novos da infecção surjam.
*Com informações da Prefeitura de São Gonçalo