Acusado de agressão contra faxineira não comparece em depoimento

O homem foi identificado pela polícia e intimado a depor nesta terça-feira (20)

Acusado de agressão contra faxineira não comparece em depoimento
Foto: Reprodução / Redes sociais

O caso de agressão sofrido pela faxineira Lenirge Alves de Lima segue sendo destaque na mídia nacional. Na última sexta-feira (16), enquanto lavava a calçada do prédio em que trabalha, a mulher foi atacada por um homem que tirou a mangueira de suas mãos e a molhou violentamente. Lenirge chegou a cair e se machucar. Nessa terça-feira (20), ela confirmou que seu agressor é Rafael Ferreira Birro Oliveira. Ele foi intimado para depor, mas não compareceu à delegacia.

[linls]

Rafael já vinha sendo apontado como o autor das agressões por internautas indignados com o caso. Porém, a polícia manteve sua identidade preservada para não atrapalhar as investigações. De acordo com a delegada Marina Cardoso Nascimento, que está a frente da apuração, ele poderá ser indiciado por lesão corporal, crime que prevê pena de até dois anos de prisão.

“A princípio suspeitou-se que tinha ocorrido ‘vias de fato’, que é contravenção penal. Mas, após a realização do exame de corpo de delito e – expedido o laudo pelo médico legista – foi verificado que ouve a lesão corporal mesmo. Ela teve marcas de agressão no braço e no joelho, e por isso ele vai responder pelo crime de lesão corporal”, disse a delegada.

Lenirge compareceu à 2º Delegacia Centro, no bairro de Lourdes, para formalizar a queixa nesta manhã. O caso segue agora para o Juizado Especial Criminal, que ainda vai marcar uma audiência entre a vítima e o agressor. Em entrevistas, a faxineira admitiu que as imagens da agressão não saem da cabeça e disse que espera por “justiça”. “Estou assustada e deprimida”, confessou.

Quem é Rafael Birro?

Nas redes sociais, o homem de 35 anos se apresenta como empresário. Pouco depois do vídeo da agressão viralizar, Rafael Birro, nascido em Governador Valadres, deletou várias contas na internet, como os perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn. Ainda assim, em um prints é possível ver que ele se identifica como franqueado de uma rede de empresas de emagrecimento da capital mineira. A empresa divulgou, no sábado, uma nota sobre o ocorrido.