No centenário do rádio, confira dados sobre um dos principais meios de comunicação do país

Levantamento do Kantar Ibope traçou o perfil dos ouvintes

No centenário do rádio, confira dados sobre um dos principais meios de comunicação do país
Foto: Arquivo DeFato

Em 2022, é celebrado o centenário da primeira transmissão de rádio no Brasil. Marcado por atingir todas as camadas sociais, o meio de comunicação é um dos mais populares do país e se reinventou ao longo das décadas. Hoje, é possível ouvir rádio pelo computador, celular e, claro, o bom e velho radinho de pilha.

Para celebrar o centenário e valorizar a importância histórica do meio de comunicação, o instituto Kantar Ibope divulgou uma pesquisa com o perfil dos ouvintes no Brasil. Ao todo, 83% dos brasileiros tem o rádio em seu dia a dia. Confira, logo abaixo, alguns destes números.

rádio
Evento nesta terça-feira (28), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, celebrou o centenário do rádio no Brasil.

A data é tão importante que nessa terça-feira (27), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, foi realizado um evento reunindo importantes emissoras de rádio. A Rádio Caraça e o Grupo DeFato marcaram presença na cerimônia.

Características relacionadas ao rádio mais marcantes ao longo da vida:

  • 57% informação
  • 55% emoção (música, esportes, religião)
  • 38% companheirismo
  • 35% diversão

Percentual de ouvintes no país:

  • O rádio é ouvido por 83% da população nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas (aumento de três pontos percentuais em relação a 2021)
  • Cada ouvinte passa 3h58m ouvindo rádio por dia

Perfil dos ouvintes:

  • 53% são do sexo feminino
  • 47% são do sexo masculino

Classes sociais:

  • Classe AB: 39%
  • Classe C: 46%
  • Classe DE: 15%

Por idade:

  • 10 a 19 anos: 15%
  • 20 a 29 anos: 18%
  • 30 a 39 anos: 19%
  • 40 a 49 anos: 17%
  • 50 a 59 anos: 14%
  • 60 anos ou mais: 18%

Onde ouvem?

  • 63% dos pesquisados ouvem rádio em casa;
  • 30% no carro;
  • 12% em outros locais;
  • 9% no trajeto;
  • 3% no trabalho;

Por onde ouvem?

  • 80% ouvem pelo rádio comum
  • 26% pelo celular
  • 4% outros equipamentos
  • 3% pelo computador

Por que ouvem?

  • 49% para ouvir música
  • 43% para fazer companhia
  • 31% para consumir notícias de forma rápida

Rádio na Web:

– Entre os ouvintes de rádio na web, o tempo médio de consumo é 2h45min.

–  7,4 milhões das pessoas nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas ouviram rádio web nos últimos 30 dias

Perfil dos consumidores de rádio web:

50% são do sexo masculino

50% são do sexo feminino

Classes sociais:

  • Classe AB: 44%
  • Classe C: 41%
  • Classe DE: 15%
  • 10 a 19 anos: 7%
  • 20 a 29 anos: 18%
  • 30 a 39 anos: 22%
  • 40 a 49 anos: 20%
  • 50 a 59 anos: 16%
  • 60 anos ou mais: 18%

Por onde ouvem:

  • 70% ouviram pelo celular
  • 30% pelo computador
  • 9% em outros equipamentos

Consumo dial x consumo online

  • Ápice do consumo dial: 5h da manhã
  • Ápice do consumo online: 10h30
  • Consumo parelho (dial e online): 14h00 a 15h30

Outras informações:

– Três a cada cinco ouvintes escutam rádio todos os dias

– Em comparação aos últimos seis meses, 58% dos ouvintes de rádio estão o ouvindo em maior ou na mesma quantidade

– 56% dos ouvintes de rádio confiam no meio para se manterem informados – crescimento de 20% em relação a 2017 e 2022

– 40% dos fãs de futebol ouvem o esporte na rádio