AngloGold Ashanti eleva nível de alerta de barragem em Santa Bárbara

Empresa diz que medida foi tomada de forma preventiva

AngloGold Ashanti eleva nível de alerta de barragem em Santa Bárbara
Foto: Google Earth/Reprodução

A AngloGold Ashanti informou, na última sexta-feira (7), que a barragem CDS II, em Santa Bárbara, foi elevada para o nível de alerta 1. Em comunicado nas redes sociais, a empresa diz que a decisão é preventiva e segue o Plano de Ação Emergencial de Barragem (PAEBM).

Neste nível, não é necessário o acionamento de sirenes ou a evacuação da zona de autossalvamento, pois não há risco iminente de rompimento. Segundo a AngloGold Ashanti, após uma inspeção de rotina, uma equipe técnica identificou uma trinca de centímetros de largura na barragem, algo que, segundo a corporação, é comum em estruturas que passam por obras de reforço.

O comunicado também informa que a barragem passou por uma vistoria de técnicos da Agência Nacional de Mineração (ANM), na sexta-feira, e a mudança de nível será mantida até a apresentação dos estudos e análises da auditoria externa especializada. O levantamento é responsável por confirmar a segurança e estabilidade da barragem à ANM.

Por fim, a AngloGold Ashanti garante que a barragem CDS II conta com todas as licenças legais, além da condição de estabilidade confirmada por uma auditoria externa em setembro deste ano. Essas e outras informações sobre a estrutura podem ser encontrados aqui.

barragem Santa Bárbara
Foto: Reprodução