Itabira: Saae planta mais de 600 mudas de árvores na região da ETA Pureza
Recomposição da cobertura vegetal cumpre uma das condicionantes do licenciamento da Estação de Tratamento de Água
Neste mês de outubro, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira realizou o plantio de 640 mudas de árvores nativas próximo à Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza. A reconstituição da flora é realizada em um espaço total de 940 m² e recompensa os impactos ocasionados pelas intervenções na Área de Preservação Permanente (APA) devido à construção da ETA, conforme estabelecido em condicionante ambiental da ETA Chapada.
A escolha da área foi estratégica e decidida em conjunto entre técnicos do Saae e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ainda em 2021. Uma equipe multidisciplinar composta por bióloga, ecólogo e engenheira ambiental promoveu uma visita técnica para avaliação e definição dos melhores métodos a serem empregados no Projeto Técnico de Reconstituição da Flora (PTRF).
O monitoramento da área será realizado semestralmente durante os próximos quatro anos por uma empresa licenciada. “Essa é uma estratégia para resgatar parte da biodiversidade perdida naquele local. O plantio dessas mudas proporcionará a proteção da margem direita da lagoa e, consequentemente, preservará a qualidade água”, comentou a diretora presidente do Saae, Karina Lobo.