Projeto Geração Música completa oficinas em associação de Santa Bárbara

Atividades se iniciaram em agosto, com formação musical gratuita para crianças e jovens

Projeto Geração Música completa oficinas em associação de Santa Bárbara
Foto: Renato Diniz

O Projeto “Geração Música” chegou ao Salão Comunitário de Barra Feliz, em Santa Bárbara, no mês de agosto, desenvolvendo oficinas de iniciação em música gratuitas para crianças e jovens, com o objetivo de despertar o interesse e potencial musical dos alunos. Cerca de 150 pessoas puderam contemplar a apresentação gratuita de um concerto repleto de sons, ritmo e harmonia, realizada pelos alunos na Escola Municipal – Escola Municipal Laudelina Antônia Gonçalves no dia 3 de dezembro, para marcar o encerramento das atividades.

As oficinas musicais aconteceram na instituição durante quatro meses, onde 60 crianças tiveram acesso a instrumentos de corda, sopro e percussão para as aulas práticas, e contaram com a parceria do Grupo Musical Ungambikkula, uma tribo que busca harmonia e consciência através dos pilares de ensino musical, formados pelo Instituto de Artes da Unicamp em Campinas.

Neste ano, o Projeto “Geração Música” está sendo executado em diferentes cidades dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, e também no Distrito Federal. Em 2019, “Geração Música” contemplou crianças e jovens na Bahia, com 60 crianças beneficiadas com a aprendizagem musical, auxiliando na concentração e memória, comunicação, expressão corporal, e desenvolvimento social e emocional.

O Projeto “Geração Música” é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura. O Projeto “Geração Música”  é uma produção da Incentivar, e em Santa Bárbara conta com o patrocínio da AngloGold Ashanti.

“A AngloGold Ashanti acredita que o investimento em cultura é fundamental para a nossa sociedade.  A música, como toda a expressão artística, abre novas portas para o desenvolvimento dos nossos jovens e crianças”, afirma Othon de Villefort Maia, gerente sênior de Comunicação e Relações Institucionais da AngloGold Ashanti.

Sobre a AngloGold Ashanti Brasil

A AngloGold Ashanti é a indústria mais longeva do País, com 187 anos de atuação, e uma das maiores produtoras de ouro do Brasil, com 13 toneladas em 2021, o que corresponde a 17% da produção global do grupo. Possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento nos Estados de Minas Gerais e Goiás, adotando as mais modernas tecnologias com foco em segurança e na prática de uma mineração responsável. Com cerca de 5 mil empregados diretos, atua ainda nos segmentos de energia, ácido sulfúrico e gestão imobiliária. Comprometida com o desenvolvimento das regiões onde atua, a empresa investiu mais de R$ 20 milhões em ações sociais apenas em 2021, fomentando a cultura, a educação, o esporte e o empreendedorismo local. O grupo AngloGold Ashanti tem sede em Johannesburgo, na África do Sul, e atuação em 8 países, com 10 operações. Mais informações: www.anglogoldashanti.com.br/

Sobre o Ministério do Turismo

Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).