Prefeitura diz que irá pagar novo piso salarial dos professores

Promessa foi feita durante um evento nesta quarta-feira (1º)

Prefeitura diz que irá pagar novo piso salarial dos professores
Foto: Prefeitura de Itabira/Divulgação
O conteúdo continua após o anúncio


Nesta quinta-feira (1º), o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), afirmou que o município pagará o novo Piso Nacional do Magistério. A promessa foi feita durante a abertura do Seminário de Abertura do Ano Escolar de 2023.

“Afeto, inclusão e aprendizagens” é o lema da Educação Municipal no ano que se inicia. Entre apresentações artísticas, palestras e outras atividades, os profissionais ouviram a secretária Laura Souza e o prefeito itabirano, que afirmou que já estão em trâmite os procedimentos necessários para atualização do valor atualmente pago à categoria. O pessebista também prometeu outros tipos de investimentos no setor, como a reforma das escolas e a inclusão de robótica no ensino público.

“A Educação para nós é esperança. Eu falo muito da sustentabilidade da nossa cidade, mas ela jamais vai acontecer sem um grande investimento em Educação. O professor também precisa ser valorizado e o meu compromisso aqui é que sou favorável ao pagamento do piso nacional do magistério e estamos trabalhando para que isso aconteça”, disse Marco Antônio.

Para a secretária de Educação, Laura Souza, o ano de 2023 será inesquecível com toda a mudança proposta pela pasta no contexto pedagógico e educacional. Além disso, ela afirmou que a educação irá trabalhar a afetividade e a inclusão com foco na aprendizagem. “A escola é um espaço para o aluno progredir, e para isso ele precisa de todas as oportunidades e nós precisamos sanar as dificuldades”, refletiu a secretária.

A palestra “Educação transforma: uma experiência exitosa”, com o professor Sebastião Mendes de Oliveira, também fez parte do evento. O ministrante mostrou, por meio de experiências de vida, como o ensino pode mudar a realidade das pessoas.

O Seminário de Abertura do Ano Escolar de 2023 continua nesta quinta-feira (2), com uma programação especial para receber assistentes administrativos, cozinheiras, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e artífices de obra.

Sobre o piso

No dia 16 de janeiro, o ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou o salto do piso salarial dos professores de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55. O aumento é de quase 15%.

Já na fase final da gestão Bolsonaro, a mudança havia sido divulgada em uma portaria interministerial e agora foi confirmada. Em seu perfil do twitter, o chefe do MEC postou uma foto sobre o tema.

*Com informações da Prefeitura de Itabira