Metrô de Belo Horizonte opera normalmente nesta segunda-feira
No dia do retorno da operação, os trens do metrô circulam com velocidade reduzida em alguns trechos devido a roubos de cabos de cobre
O metrô de Belo Horizonte opera normalmente nesta segunda-feira (20) depois que os metroviários decidiram pela suspensão da greve. A decisão foi tomada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro) na última sexta-feira (17).
A greve teve início no dia 14 de fevereiro e completou 34 dias neste domingo (19). O Sindimetro informou, porém, que os empregados mantém o estado de greve e aguardam resposta da intermediação do Ministério Público, prevista para próxima sexta-feira (24). “O Sindimetro-MG participará de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 21/3 às 14h30, para tratar da privatização do metrô e o impacto para a população de Belo Horizonte e Contagem. Em 23/3 às 13h30, outra audiência pública ocorrerá na Câmara Municipal de Belo Horizonte, com a presença de representantes do Governo do Estado de Minas Gerais e o Grupo Comporte, para discutir a situação dos trabalhadores”, informou o sindicato da categoria.
Já a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-MG) afirma, em nota, que “a privatização da CBTU-MG é conduzida pelo Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal. Assim, as questões relativas a este processo devem ser endereçadas a este órgão”.
Furto de cabos
No dia do retorno da operação, os trens do metrô circulam com velocidade reduzida em alguns trechos devido a roubos de cabos de cobre que fazem parte da estrutura.
Horário do metrô
As bilheterias do metrô funcionam das 5h40 às 23h e as estações estão abertas das 5h15 às 23h para quem já possui cartão ou bilhete do metrô. Em dias úteis, o intervalo é de 7 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários.
Aos sábados, o intervalo é de 15 minutos até 19h, e 20 minutos nos demais horários. Já nos domingos e feriados, o intervalo é de 20 minutos. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h. A tarifa do metrô é R$4,50.