São Gonçalo: reajuste salarial dos servidores municipais deve ser de 8%
Para chegar a esse índice foi necessária uma negociação entre vereadores são-gonçalenses e a Prefeitura Municipal
Tramitam na Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo dois projetos de lei que preveem reajustes salariais de 8% — sendo 5,6% de recomposição da inflação e 2,4% de ganho real— tanto para os servidores da prefeitura quanto para os trabalhadores do próprio Legislativo. O aumento dos vencimentos foi tema de discussões na última sessão plenária, realizada na quinta-feira (16) — e as matéria voltarão a ser analisadas na próxima terça-feira (21), quando acontece a reunião conjunta das comissões. A votação do texto acontece na quinta-feira (23).
Para chegar a esse índice foi necessária uma negociação, também na última quinta-feira, entre vereadores são-gonçalenses e a Prefeitura Municipal. O encontro contou com o prefeito Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho” (PDT); o presidente da Câmara, Diego Ribeiro (PDT); o vice-presidente, Eloisio Raimundo (PDT); o secretário Marlon Costa (PL); e os vereadores Juninho de Edirlei (PDT), Fábio Sassá (PSB) e Gladston Castro (PDT).
Os parlamentares sugeriram o índice de 2,4% de ganho real, além do valor proposto inicialmente, de 5,6%. Após análise das contas do município, Nozinho garantiu o índice, que foi incluído no projeto de lei nº 06/2023. “Estamos comprometidos em garantir que todos recebam o reconhecimento e a valorização que merecem, pois o servidor é quem atende a população e garante a execução das políticas públicas. Há dois anos não havia aumento além da correção anual. É uma vitória de todos!”, explicou Diego Ribeiro.
Março é a data-base para a negociação salarial dos colaboradores da Câmara de São Gonçalo. O tema é tratado no projeto de lei 02/2023, que também garante 8% de reajuste para a categoria.
Os dois projetos de lei tramitam em caráter de urgência no Legislativo. Devido ao acordo entre prefeito e vereadores, os textos não devem encontrar dificuldades para serem aprovados e sancionados.