Monlevade terá coleta seletiva em todos os bairros a partir de julho
A Atlimarjom está empenhada em estabelecer um calendário que será divulgado em breve, detalhando os dias de coleta em cada localidade
Com o objetivo de promover a sustentabilidade e a conscientização ambiental, a Prefeitura de João Monlevade deu um importante passo ao lançar a coleta seletiva em todos os bairros da cidade.
A implementação desse programa abrangente é fruto de uma parceria estratégica entre a Prefeitura e a Associação dos Trabalhadores da Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom). Juntos, eles têm o objetivo de fomentar a reciclagem, reduzir o impacto ambiental e promover a conscientização sobre a importância da separação correta dos resíduos.
Como vai funcionar
A coleta seletiva em toda cidade começa com o trabalho de conscientização. Para isso, a chefe de Setor de Licenciamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Silvana Costa Guerra, fez uma apresentação explicativa sobre a forma correta de separar os resíduos recicláveis.
Em seguida, Valdete Firmino Roza, tesoureira da Atlimarjom, compartilhou detalhes sobre o trabalho realizado pela associação, abordando os processos de reciclagem e os materiais coletados. Ela ressaltou a importância da conscientização da população e informou que a ampliação da coleta seletiva terá início ainda neste mês, com a visita a todas as residências da cidade.
A intenção é informar e conscientizar os moradores sobre a coleta seletiva, explicando os procedimentos corretos de separação de resíduos. A partir do dia 3 de julho, os caminhões da Atlimarjom estarão percorrendo todos os bairros para realizar a coleta. A Associação está empenhada em estabelecer um calendário que será divulgado em breve, detalhando os dias de coleta em cada localidade.
“Com a coleta seletiva em todos os bairros da cidade, os moradores terão a oportunidade de contribuir ativamente para a preservação do meio ambiente. Além disso, a iniciativa trará benefícios socioeconômicos para a região, uma vez que promove a geração de empregos na área de reciclagem, beneficiando os trabalhadores da Atlimarjom e fortalecendo a economia local”, finalizou.
Novidade
O secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, foi enfático ao falar que a implantação da coleta em toda cidade é um marco histórico para João Monlevade.
“Essa medida não só contribui para a preservação do meio ambiente, mas também estimula a participação ativa da população na construção de uma cidade mais sustentável e consciente”, apontou.