Ações da Vale sobem e impulsionam Índice Ibovespa

As ações da mineradora foram as que mais registraram alta na tarde de segunda-feira, avançando em 3.19%

Ações da Vale sobem e impulsionam Índice Ibovespa
Foto: Pixabay

O Ibovespa, principal indicador da bolsa de valores brasileira, impulsionada pela forte valorização das ações da Vale e de empresas ligadas às commodities, atingiu alta expressiva na tarde desta segunda-feira (3). Já por volta das 12h30, o Ibovespa registrava ganhos de 1,25%, aos 119.560 pontos.

As ações da Vale foram as que mais registraram alta na tarde de ontem, avançando em 3.19%, chegando a R$ 66,26. As ações da Petrobras subiram 1,73%, ficando em R$30,04 cada. Esse expressivo desempenho se deve a dados da atividade econômica da China, divulgada na manhã do mesmo dia.

Em maio, a China teve um índice de gerentes de compras industrial com um recuo de 50,9 para 50,5 em junho, segundo dados fornecidos pela Standard and Poor’s (S&P Global), que mede o mercado de ações e que reúne as 500 maiores empresas do mundo listadas e domiciliadas nas principais Bolsas de Valores dos Estados Unidos.

Somou-se a isso, a decisão favorável que a mineradora Vale obteve do Conselho Estadual de Política Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais pela aprovação de uma licença de operação da barragem Torto, no complexo de Brucutu, em Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo. Essa informação repassada pela própria empresa fez as ações dispararem.

Na sexta-feira (30 de junho), o Ibovespa fechou em baixa de 0,25%, aos 118 mil pontos. Com o resultado de segunda-feira, o índice final no mês de junho obteve alta de 9%, com crescimento 7,61% no ano.

Nesta manhã de terça-feira (4), o mercado reage às projeções do Relatório Focus, do Banco Central (BC) que, segundo boletim divulgado, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do País, deve terminar neste ano em 4,98%, reduzindo a projeção da semana passada, que indicava um índice inflacionário de até 5,06%. Foi a sétima redução em sequência.