Aos 64 anos, morre o ex-prefeito de Ipatinga Chico Ferramenta

Além da carreira política, líder petista possuía importante trajetória sindical

Aos 64 anos, morre o ex-prefeito de Ipatinga Chico Ferramenta
Foto: Divulgação

Uma das principais figuras da história da política ipatinguense, Francisco Carlos Delfino, o popular “Chico Ferramenta” (PT), faleceu nesta terça-feira (4), aos 64 anos. Sua morte foi confirmada por volta das 12h04, pela assessoria de comunicação da sua esposa, a vereadora Cecília Ferramenta (PT).

Prefeito de Ipatinga por três mandatos (1989-1993 e 1997-2005) e ex-deputado estadual e federal, Chico Ferramenta lutava contra uma pneumonia há um longo tempo. Desde abril, alternatava o tratamento entre o Hospital Márcio Cunha e seu apartamento. No final de maio, quando estava em casa, o líder sindical chegou a apresentar uma melhora no quadro de saúde. Porém, em 23 de junho, piorou novamente e voltou ao Hospital Márcio Cunha, onde estava internado desde então.

Em comunicado enviado à imprensa, familiares afirmam que o velório de Chico Ferramenta ocorrerá no Ginásio do Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, no bairro Veneza. Já o sepultamento, ainda sem horário definido, será no Cemitério Parque Nossa Senhora, também em Ipatinga.

Luto oficial

Mesmo cumprindo agenda em Brasília nesta terça-feira, o atual prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), decretou luto oficial de três dias pela morte de Chico Ferramenta. O líder do Executivo ainda lamentou o falecimento da “grande liderança política”, como ele mesmo descreve.

“Com profunda tristeza acabo de receber a notícia do falecimento de uma grande liderança política da cidade de Ipatinga que é o ex-prefeito Chico Ferramenta. Chico Ferramenta foi prefeito por vários anos na nossa cidade e é reconhecido e lembrado até mesmo nos dias de hoje, mesmo após muitos anos da sua passagem pela Prefeitura, como um prefeito que transformou, e para melhor, a cidade de Ipatinga com seus grandes feitos, as suas grandes obras na área da infraestrutura e em todas as áreas de Ipatinga”, disse Gustavo Nunes, em vídeo postado em suas redes sociais.