Itabira: Curso técnico gratuito em Administração abre inscrições para 2ª turma

O processo seletivo para o segundo semestre de 2023 tem inscrições abertas no período de 15 a 20 de julho, somente pela internet

Itabira: Curso técnico gratuito em Administração abre inscrições para 2ª turma
Foto: Arquivo/Agência Brasil
O conteúdo continua após o anúncio


O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) está com vagas abertas para o curso técnico em Administração, com ênfase em Gestão de Negócios. A formação é oferecida para estudantes a partir de 16 anos, vindos de escolas públicas, sendo desenvolvida em dois módulos, com duração de um ano. As aulas serão presenciais no turno da tarde e à noite, com 35 vagas para cada turno, totalizando 70 vagas.

Os candidatos devem ter no máximo 24 anos, completos, até a data da inscrição para a turma do dia. Já para os alunos que optarem pelas aulas noturnas não tem limite de idade. O processo seletivo para o segundo semestre de 2023 tem inscrições abertas no período de 15 a 20 de julho, somente pela internet. Para realizar as inscrições, clique aqui. A formação técnica é uma parceria entre a Prefeitura de Itabira e a Fundação Itabirana Difusora de Ensino (Fide), por meio do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), uma ação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas).

Para participar da seleção é necessário que os jovens tenham cursado toda a vida escolar em instituições públicas, já tenham concluído ou estar no terceiro ano do Ensino Médio. Todo o processo será realizado por uma equipe do NEJ, com acompanhamento da Prefeitura, que garantirá o acesso aos cadastros de pessoas de baixa renda do município.

Esta é a segunda turma que será formada pelo termo de fomento nº 003/2022, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo. O preenchimento do formulário de inscrição é a primeira etapa do processo seletivo. Os candidatos passarão por mais duas etapas eliminatórias até o preenchimento das vagas. O edital completo pode ser consultado aqui

As aulas estão previstas para começarem no dia 7 de agosto. Com o curso, os jovens terão oportunidade de vivenciar uma metodologia inovadora, onde a teoria é aliada à prática. A formação conta com aulas básicas do curso de Administração e iniciação a projetos de Empreendedorismo e Gestão como o Tutoria, Empresa Simulada e Vitrine.

Após concluírem o curso, os estudantes terão vivenciado uma experiência única com o mundo dos negócios e ainda poderão planejar o primeiro empreendimento real. Baseado na aprendizagem experiencial, na qual o estudante aprende vivenciando um processo real de iniciativa empreendedora, o curso de Administração é uma oportunidade única de iniciar no mercado empreendedor.

Veja o cronograma:

– Inscrições: de 15 a 20/07;

– Convocação para entrevistas: até o dia 25/07;

– Entrevistas presenciais: de 26 a 28/07;

– Resultado final e excedentes: até o dia 31/07;

– Matrículas: de 01 a 04/08;

– Início das aulas: 07/08.

NEJ – Núcleo de Empreendedorismo Juvenil

O objetivo do NEJ é transformar estudantes em cidadãos empreendedores e protagonistas, preparados para os desafios do mercado de trabalho e da vida. Durante um ano, os alunos recebem formação técnica em Administração, totalmente gratuita, com uma metodologia diferenciada. São ministradas disciplinas básicas e projetos “mão na massa” de empreendedorismo e gestão.

O NEJ é um projeto social da Escola do Sebrae, criado em 1994, iniciou as atividades em 2010 em Belo Horizonte e já formou mais de 2 mil alunos. Desde a sua criação, o NEJ vem ganhando novos rumos e adaptando-se às necessidades da educação, com um currículo inovador, versátil, modular e conectado.

A escola é sucesso em cidades como Belo Horizonte, Nova Lima e Betim. Em Itabira o NEJ formou a primeira turma no ano passado e tem boas expectativas para a formação de uma nova turma com o convênio firmado com a Prefeitura de Itabira.

Após a conclusão do curso, os jovens entram no mercado de trabalho preparados para enfrentar desafios, além de se tornarem mais confiantes, com ideias empreendedoras para o mercado de negócios lucrativos.