Prefeitura de Cabo Frio debocha de turistas mineiros em postagem preconceituosa
A postagem, com memes sobre hábitos dos turistas mineiros, foi apagada no dia 5 de setembro, pouco tempo depois de publicada e gerar intensa polêmica
Vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, divide opiniões de usuários do Instagram e dos próprios moradores da Região dos Lagos. A postagem, com memes sobre hábitos dos turistas mineiros nas praias locais, foi apagada no dia 5 de setembro, pouco tempo depois de publicada e gerar intensa polêmica.
O video era acompanhado por uma legenda em que se lia: “Ei, mineirada! O feriadão de 7 de setembro está chegando e já sabemos que o destino é Cabo Frio, certo? Então, preparem o pão de queijo para a viagem, porque estamos de braços abertos! Bora fazer essa troca justa: vocês trazem as guloseimas de Minas Gerais e nós garantimos a água salgada e paisagens”.
Alguns moradores acharam a postagem desrespeitosa com o mineiros e acreditam que isso poderia prejudicar o comércio da região. Outros usuários destacaram o incentivo das imagens a utilizar caixinhas de som, o que é proibido nas praias do município.
Depois da repercussão negativa, a Associação de Hotéis da Cabo Frio lançou uma campanha nas redes sociais destacando as belezas locais e conclamando a visita dos mineiros. Carlos Cunha, presidente da Associação diz que “a ideia é a de demonstrar às agências mineiras o apreço e respeito pelos mineiros e, assim, evitar os possíveis cancelamentos”.
Com a chamada de “Cabo Frio é bão demais”, a campanha mostra os roteiros turísticos da cidade, as praias mais frequentadas, o turismo religioso, o ecoturismo, o turismo gastronômico e o de experiência.
Na reportagem do Portal Teófilo Otoni, os comentários vão desde a indignação, em sua maioria, a até a aceitação da postagem como uma brincadeira sem maior intenção.
Outros acreditam que exista uma gozação sim, quando na postagem “garantem” a água salgada do mar aos mineiros. E questionam: existe algum mar em que a água não seja salgada?”.