Estudante da Funcesi apresenta trabalho de conclusão de curso em simpósio internacional

Juliana Caires Moura nasceu no Vale do Aço, mas mora há vários anos em Itabira

Estudante da Funcesi apresenta trabalho de conclusão de curso em simpósio internacional

A estudante de Itabira, Juliana Caires Moura, teve seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aprovado para o IV Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (IV SINGEP). O evento iniciou no domingo, 8 de novembro, e vai até esta terça-feira, 10, na Universidade Nove de Julho, em São Paulo.  

O encontro é voltado ao público acadêmico e profissional e busca estabelecer contato entre a prática e a teoria das áreas de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade. O trabalho é intitulado “Percepção de Pequenos Proprietários Rurais Acerca da Reserva Legal no Município de Itabira / MG”. Juliana cursa Engenharia Ambiental na Funcesi. Ela nasceu no Vale do Aço, mas mora há vários anos em Itabira.

Segundo o Código Florestal (Lei Federal 12.651/2012), todos os imóveis rurais devem manter uma área de vegetação nativa, para garantir o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais, assegurando a conservação dos processos ecológicos. Os pequenos proprietários rurais têm muitas dúvidas e sobre o assunto.

O trabalho da estudante visa identificar a percepção dos pequenos proprietários rurais sobre a criação da Reserva Legal, apontando, segundo a ótica desse público, os entraves sociais para a sua regularização, os impactos positivos resultantes da sua implementação e seus efeitos nos âmbitos social, econômico e ambiental de pequenas propriedades rurais em Itabira.

O método empregado foi o da pesquisa de campo, com foco em 41 produtores rurais e pequenos proprietários rurais integrantes da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (Apafi). Foram realizadas entrevistas com 11 desses produtores rurais, e em seguida, foi realizada análise de conteúdo. As entrevistas apontaram que a maioria dos pequenos proprietários não conhece a definição técnica de reserva legal, sabendo apenas se tratar de uma área que precisa ser preservada. 

Serviços relacionados