Trem da Vale pega fogo no Maranhão; assista ao vídeo

Acidente não deixou vítimas fatais ou feridos, mas chamas atingiram inúmeros vagões

Trem da Vale pega fogo no Maranhão; assista ao vídeo
Foto: Internauta via WhatsApp

Pelo menos 18 vagões de um trem de cargas da Vale ficaram totalmente destruídos após um incêndio na madrugada desta quarta-feira (8), no município de Alto Alegre do Pindaré, no Maranhão. De acordo com a empresa mineradora, o incidente aconteceu na altura do km 244 da Estrada de Ferro Carajás e não deixou feridos. Para não serem atingidos, foram desacoplados 22 dos 42 vagões.

Ainda não é possível saber o que causou o incêndio, mas há a informação de que o trem transportava combustível (diesel e gasolina) e descarrilou durante a madrugada. Logo após, as chamas se espalharam pelo transporte de cargas.

Desde então, a circulação da ferrovia está suspensa, inclusive para passageiros que vão de São Luís ao Pará, viagem prevista para acontecer nesta quinta-feira (9). Segundo a Vale, a suspensão seguirá até o próximo domingo (12).

O que diz a Vale

Em nota, a Vale afirma que equipes da empresa e do Corpo de Bombeiros atuavam no combate ao incêndio desde o início desta madrugada. Ela reforça que não há feridos ou vítimas e que todos os esforços estão concentrados em ações de contenção. Leia o comunicado logo abaixo.

As equipes de emergência da Vale e o Corpo de Bombeiros estão atuando desde o início da madrugada de hoje, 8, para combater o incêndio e o vazamento de combustível de vagões tanque que descarrilaram na altura do quilômetro 244, da Estrada de Ferro Carajás. Não há feridos ou vítimas. Os esforços, neste momento, estão concentrados nas ações de contenção, a fim de evitar impactos às pessoas, meio ambiente e comunidades da região. As causas do incidente ainda serão apuradas.