Atual período chuvoso registra segunda morte em Minas Gerais
Uma mulher foi atingida pela estrutura de uma residência que teria caído após uma chuva acompanha de vendaval que atingiu a cidade de Pedralva
Minas Gerais registrou, nesse domingo (19), a segunda morte do período chuvoso 2023-2024. O óbito foi registrado na cidade de Pedralva, no sul do estado, após a estrutura de uma residência cair parcialmente e atingir uma mulher. Outras duas pessoas ficaram feridas.
O Governo de Minas Gerais, por meio do Gabinete Militar do Governador (GMG) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), emitiu comunicado sobre o óbito. A mulher foi atingida pela estrutura de uma residência que teria caído após uma chuva acompanha de vendaval que atingiu a cidade de Pedralva nesse domingo. “A Defesa Civil de Minas Gerais monitora todos os eventos associados ao período chuvoso, estando pronta para apoiar os municípios nas ações de resposta, como no caso da decretação de situação de anormalidade, distribuição de ajuda humanitária, na confecção de planos de trabalho para captação de recurso de reconstrução, entre outras”, informou o Estado.
Cuidados no período
Em caso de chuva, é importante seguir algumas orientações. Confira os cuidados a serem tomados:
- Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.