Após 17 anos, Valério e Mamoré voltam a se enfrentar; confira o retrospecto
Em campo, estarão em campo pelo menos 13 títulos conquistados pelos dois clubes: sete do Valério e seis do Mamoré
Após superarem seus adversários e conseguirem o acesso ao Módulo II, Valério e Mamoré medirão forças nas finais da Segundona Mineira, competição que equivale ao terceiro nível estadual. Tradicionais representantes do futebol do interior de Minas Gerais e velhos conhecidos, os dois clubes já se enfrentaram por 12 vezes em jogos oficiais ao longo da história, sendo 10 partidas na elite mineira e outras duas no Módulo II.
O histórico do duelo aponta um retrospecto favorável ao clube de Itabira: são 6 vitórias para o Valério, quatro vitórias para o Mamoré, além de dois empates. Curiosamente, as equipes nunca se enfrentaram na última divisão e as duas últimas partidas entre Dragão e Sapo aconteceram no Módulo II de 2006.
Naquele ano, as equipes se enfrentaram no hexagonal final da competição. Jogando em casa, no dia 1º de maio, o Mamoré foi superior e venceu por 4×0. Cinco dias depois, sofreu um 3×0 para o VEC em Itabira. Conrado, Helinho, Geovane, Cleomar e Leandro; China, Samis, Vander e Túlio (Arilson); Lico (Edilson) e Diego (Bruno) foram os escolhidos pelo treinador Celinho. Os gols do jogo foram marcados por Cleomar, Diego e Arilson.
Em campo, estarão em campo pelo menos 13 títulos conquistados pelos dois clubes: sete do Valério e seis do Mamoré. Por três vezes, o VEC foi Campeão do Interior da primeira divisão e já conquistou uma taça do Módulo II. Além disso, o clube de Itabira possui dois troféus do Torneio Início, dois do torneio Incentivo Mineiro e uma taça da Supercopa Minas Gerais (competições já extintas). Já o Mamoré ‘‘copou’’ por duas vezes a Segundona, duas vezes o Módulo II e outras duas o Campeonato Mineiro do Interior.
A meta agora é a taça
Depois de sofrer 3×1 para o América-TO, jogando em casa, muita gente já enxergava o Valério como eliminado na competição. No entanto, os comandados de Paulinho Guará protagonizaram uma partida épica no último sábado (18), vencendo o time de Teófilo Otoni por 2×0 no tempo normal e arrancando um 5×4 na disputa das penalidades. Com o resultado, chegaram ao fim os 13 anos do VEC na última divisão do futebol mineiro.
Ver essa foto no Instagram
Na outra semifinal, com mais um grande público no estádio Bernardo Rubinger Queiroz, o Mamoré se classificou para as finais da Segundona após empatar com o Guarani por 2×2 no tempo regulamentar, com direito a golaços, virada e empate nos acréscimos. Nos pênaltis, vitória do ‘‘Sapo’’ por 5×4, com destaque para o goleiro Felipe Andrade, que substituiu o titular Viotti, que estava suspenso.
Ver essa foto no Instagram
Por ter feito uma campanha inferior ao Mamoré na fase classificatória, a primeira partida da final será disputada em Itabira, nesta quinta-feira (23), às 15h. O horário foi definido pela Federação Mineira de Futebol. O jogo de volta acontece no próximo domingo (26), às 19h, em Patos de Minas.