Centro Acadêmico da Unifei e Secretaria de Meio Ambiente promovem II Seminário de Engenharia Ambiental

Encontro será aberto a toda a comunidade acadêmica, profissionais da área ambiental e mineração além de todo público em geral

Centro Acadêmico da Unifei e Secretaria de Meio Ambiente promovem II Seminário de Engenharia Ambiental

Entre os dias 9 e 11 de setembro será realizado o II Seminário de Engenharia Ambiental (SEAMB) em Itabira. O evento será realizado no auditório do Parque Natural Municipal Mata do Intelecto e tem como objetivo diversificar a formação da comunidade acadêmica. O SEAMB tem como foco temas específicos que cercam a profissão da engenharia ambiental, iniciando este ano com o tema da Mineração. 

O seminário é promovido pelo Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental (CAEAM) da Unifei Itabira. Sob a coordenação do professor José Augusto Costa Gonçalves, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Grupo DeFato, conta com apoio da Auto Escola Mariana e Number One. O encontro é aberto a toda a comunidade acadêmica, profissionais da área ambiental e mineração além de todo público em geral. 

O evento tem o intuito de contribuir para a formação dos profissionais e acadêmicos da área. O primeiro dia de seminário, 9, contará com uma mesa redonda, intitulada "Engenharia Ambiental na mineração e Questões socioambientais e sustentabilidade em cidades mineradoras". O ciclo de palestras vai abranger os temas “Novo marco regulatório da mineração” e “Conflitos ambientais na mineração”. No dia 10, os temas das palestras serão “Breve história do início da mineração em Itabira” e “Influência química da mineração em águas subterrâneas e superficiais”. E, finalmente, no dia 11, será ministrado um minicurso pelo coordenador do Evento, Prof. Dr. José Augusto. 

Palestrantes renomados

 

O evento contará com palestrantes de renome, como Adolf Heinrich Horn, Lilian Machado, Patrícia Generoso, Paulo Therezo, Sandro da Costa Silva, entre outros. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 10 de setembro por meio do formulário disponível no Facebook do Centro Acadêmico, ou pelo email [email protected]

 Mais informações: (31)8533-3805 (João Pedro Fonseca) 

 

Confira a programação completa:

 


PROGRAMAÇÃO


 


09/09/2015


 Período


Manhã


Atividade Programada – Mesa redonda: Engenharia Ambiental na mineração e Questões socioambientais e sustentabilidade em cidades mineradoras

08:00 – 08:30

Credenciamento


08:30 – 09:00


 


Abertura do Evento


Coordenadores e Organizadores – CAEAM


09:00 – 10:00


Apresentação convidado Paulo Therezo Empresa: Vale
Discussão sobre o campo de atuação do engenheiro ambiental na mineração


10:00 – 10:30


Coffe break


10:30 – 11:30

Palestra 1: Questões socioambientais e sustentabilidade em cidades mineradoras

Sra. L ilian Machado – Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental – USP


11:30 – 12:00


Perguntas ao Palestrante 1


Período


Tarde


Atividade Programada – Novo marco regulatório da mineração e Conflitos ambientais na mineração


13:30 – 14:30

Palestra 2: Novo marco regulatório da mineração

Sra. Maria Teresa Corujo


14:30 – 15:30


Perguntas ao Palestrante 2


15:30 – 16:00


Coffe break


16:00 – 17:00


Palestra 3: Conflitos na mineração: um estudo de caso
Sra. Patrícia Generoso


17:00 – 17:30


Perguntas ao Palestrante 3


17:30 – 17:40


Encerramento 1º Dia 


 


10/09/2015


Período


Manhã


Atividade Programada – Breve história do início da mineração em Itabira


 10:00 – 11:30


Palestra 4: Breve história do início da mineração em Itabira
Prof. Sandro da Costa Silva – IFMG -GV


11:30 – 12:00


Perguntas ao Palestrante 4


Período


Tarde


Atividade Programada – Fechamento de mina e Influência química da mineração em águas subterrâneas e superficiais


13:30 – 14:30

Palestra 5: Impactos ambientais da mineração

Prof. Dr. Millor Godoy Sabará


14:30 – 15:30


Perguntas ao Palestrante


15:30 – 16:00


Coffe break


16:00 – 17:00


Palestra 6:  Influência química da mineração em águas subterrâneas e superficiais
Prof. Dr. Adolf Heinrich Horn – UFMG


17:00 – 17:30


Perguntas ao Palestrante 6


17:30 – 18:00


Encerramento do II Seamb.


11/09/2015


 


Minicurso: Técnicas de Construção de poços de Monitoramento Ambiental


Período


Manhã


Atividade Programada – Minicurso


09:00 – 11:30


Prof. Dr. José Augusto


Período


Tarde


Atividade Programada – Mesa Redonda


13:30 – 15:30

Mesa Redonda – Mineirando Ideias

Representantes de diversos setores do município de Itabira

     

 

 

 

Serviços relacionados