Fiat Uno é furtado na avenida Mauro Ribeiro; proprietária do veículo relata dificuldades ao acionar a PM
A proprietária do carro relatou ter ligado dezenas de vezes para a PM, mas não obteve sucesso
Na tarde do último domingo (28), a Polícia Militar de Itabira registrou mais um furto de veículo em plena luz do dia na região central da cidade. Desta vez o crime ocorreu na avenida Mauro Ribeiro Lage, no bairro Esplanada da Estação, enquanto a condutora entrava no veículo.
A mulher foi abordada por dois indivíduos, que disseram: ‘‘me passa a chave’’. Nervosa com a situação, a motorista entregou as chaves do veículo e os autores da ação deram fuga, tomando rumo ignorado. Os criminosos não foram localizados pelos policiais durante as diligências.
O Fiat Uno Way é preto, do ano 2015, modelo 1.0 e tem a placa: PVT 4588. Informações sobre a localização do carro podem ser repassadas ao 190 ou diretamente ao dono do veículo pelo telefone/WhatsApp: (31) 9 8879-4002.
Dificuldades para acionar a Polícia Militar
À DeFato, a proprietária do veículo afirmou que ficou surpreendida com o local onde ocorreu o crime, que é muito movimentado. No entanto, o que mais frustrou ‘‘foi a dificuldade em conseguir entrar em contato com a polícia’’.
‘‘Logo depois do roubo, a gente tentou ligar de diversos telefones diferentes pra ver se a gente conseguia acioná-los. E depois de mais de 30 minutos, a gente decidiu ir pessoalmente até a delegacia. O B.O foi feito presencialmente justamente porque a gente não conseguiu contato com a polícia em tempo hábil’’, explica a dona do carro.
A partir da divulgação do roubo do carro nas redes sociais, muitos golpistas começaram a entrar em contato com a família, afirmando que estava sob posse do veículo, querendo dinheiro para devolvê-lo: ‘‘Na dúvida sobre qual era a melhor forma de lidar com essa situação, a gente ligou pra polícia pra saber qual era o protocolo para esse tipo de golpe, como que a gente deveria responder, se a gente deveria atender ou não’’, comenta. Segundo a mulher, foram mais de 15 ligações efetuadas.
‘‘Ao entrar em contato com o SAMU na madrugada, a moça me respondeu que eles também não conseguem nos transferir, e ela mesma disse: ‘‘realmente, pra entrar em contato com a polícia não tá (sic) fácil, mas continua tentando que uma hora eles atendem’’, completa.
O que diz a PM?
Procurada pela DeFato, a Polícia Militar, através da Agência Local de Comunicação Organizacional do 26º BPM, enviou um comunicado oficial. Em nota, a corporação afirmou que o solicitante foi prontamente atendido e o atendimento via 190 ‘‘continua operando diariamente para o acionamento da Polícia Militar.’’
Confira a nota na íntegra
Na tarde do dia 28, a Polícia Militar foi acionada pelo esposo da vítima, que compareceu ao quartel sede do 26º BPM, relatando o furto do veículo pertencente a uma senhora de 68 anos, ocorrido na Avenida Mauro Ribeiro em Itabira. O solicitante foi prontamente atendido, o Boletim de Ocorrência foi registrado, e as equipes policiais iniciaram imediatamente o rastreamento na tentativa de localizar o veículo e prender os autores, embora com poucas informações disponíveis. Durante o atendimento, não foram relatadas tentativas de golpes por parte do solicitante.
Em relação ao atendimento via 190, esclarecemos que o serviço continua operando diariamente para o acionamento da Polícia Militar. Tendo recebido o relato de dificuldade para finalização da ligação, informamos que a Polícia Militar está verificando o sistema. O objetivo é analisar qualquer avaria ou instabilidade que possa dificultar a comunicação eficaz entre a PM e a comunidade.
Reiteramos o compromisso da Polícia Militar em zelar pela segurança da população e em aprimorar constantemente seus serviços para melhor atender às necessidades da comunidade. Pedimos a colaboração de todos, fornecendo informações relevantes que possam auxiliar na elucidação do crime e contribuir para a segurança de toda comunidade.