São Gonçalo: abertura dos encontros do Parlamento Jovem abordam desafios para chegar à universidade
A palestra “Me formei, e agora? Reflexões sobre o mal-estar dos jovens egressos da Educação Básica”, falou sobre assuntos como Enem, Fies, Bolsa de Iniciação Científica
Com informações da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo
No primeiro encontro de 2024, o Parlamento Jovem de São Gonçalo do Rio Abaixo reuniu os participantes para um bate-papo sobre como é o acesso ao Ensino Superior. A Pedagoga e Mestranda em Educação pela UFOP, Camila Altivo tirou dúvidas e apresentou o processo para ingresso nas Universidades Federais, como bolsas e auxílios permitem que estudantes possam cursar uma faculdade. E ainda deu orientação para adaptação e a permanência no estudo.
A palestra “Me formei, e agora? Reflexões sobre o mal-estar dos jovens egressos da Educação Básica”, falou sobre assuntos como Enem, Fies, Bolsa de Iniciação Científica. E também a importância do apoio psicológico e a rede de atividades das Universidades para que os jovens permaneçam no ensino superior. “A escolha do curso e da faculdade é um momento importante na vida do aluno da rede pública. É importante ter apoio da família e se planejar para estudar. É preciso ter amor, mas também escolher uma profissão que traga a realização financeira”, disse Camila Altivo, que é moradora de SGRA.
Parlamento Jovem 2024
O programa de formação cidadã da juventude discute, este ano, as Melhorias no Ensino Escolar. E abre espaço para que os alunos do Ensino Médio da rede pública de SGRA apresentem sugestões para a Educação. O projeto é coordenado pela Escola do legislativo Isabel Rodrigues da Câmara de SGRA. É uma realização da ALMG, com apoio da PUC Minas e Câmaras Municipais de Minas Gerais.