Itabira ganha primeiro clube legalizado de poker e esportes da mente
Texas Clube terá espaço para jogadores e para quem busca entretenimento
“All in”, “big blind”, “buy in”, “full house”, “flush”, “royal straight flush”. Essas expressões podem soar estranhas para muita gente, mas já foram bem mais desconhecidas. São palavras constantemente ditas por quem joga poker, e a quantidade de adeptos desse esporte não para de crescer. Para reunir todo esse pessoal, Itabira passa a contar, a partir do próximo fim de semana, com um clube legalizado.
A inauguração será no sábado, 27 de junho, a partir das 15 horas. O Texas Clube Itabira é filiado à Federação Mineira de Poker e também à Federação Nacional. O clube vai funcionar na rua João Luiz da Silva Torres, 09, no bairro Campestre, de quarta a domingo. Serão dois ambientes. Um com 08 mesas para os jogadores, incluindo dama e xadrez, e outro para quem busca um ambiente selecionado, com cervejas artesanais e música da melhor qualidade.
De quarta a sexta-feira, o Texas Clube vai funcionar a partir das 18h. No sábado e domingo abre mais cedo, às 15h. “Itabira tem muitos jogadores, mas sempre divididos em vários grupos pela cidade. Nossa intenção é reunir os jogadores. Reunir tanto os mais experientes quanto os iniciantes” comenta Wanderson Costa, um dos representantes do clube.
No novo empreendimento, Wanderson traz para Itabira experiências que coletou em grandes centros, como São Paulo e Belo Horizonte. Na capital paulista, fez curso com André Akkari, um dos principais jogadores de poker do Brasil, ganhador de uma das etapas do campeonato mundial. “Visitei casas legalizadas de poker e trouxemos algumas referências. Outra coisa legal é que no Texas Clube vamos ministrar cursos para iniciantes e mostrar porque o poker é considerado esporte da mente”, afirma Wanderson.
Além do poker, a casa também terá espaço para jogadores de xadrez e dama. As três modalidades são consideradas esportes da mente porque dependem muito mais de estratégias do que da sorte (ou do azar). Há, inclusive, uma associação internacional que regula esse tipo de jogo. A Associação Internacional de Esportes da Mente (IMSA) que reúne as federações de Xadrez, Bridge, Dama, GO e Poker.
Ganhando espaço
Durante muito tempo, o poker sofreu com o preconceito e era tratado como uma contravenção penal, sendo comparado a jogos de azar. Porém, com o passar dos anos, a modalidade ganhou espaço e passou a ser vista como um esporte. Hoje, no Brasil, a Federação Nacional é filiada ao Ministério dos Esportes e os campeonatos movimentam milhões de reais.
Celebridades do mundo dos esportes têm colaborado nessa disseminação da modalidade. Nomes como os dos jogadores de futebol Cristiano Ronaldo e Neymar, o ex-jogador Ronaldo e o tenista Rafael Nadal constantemente aparecem na televisão demonstrando a sua paixão pelo esporte da mente. Além disso, existe toda uma jurisprudência favorável ao jogo.
“Depois de muitos anos de luta, laudos de universidades internacionais e do instituto de criminalística de São Paulo alem uma ratificação da desembargadora Sônia Maria Schmitz, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e da juíza mineira Flavia de Vasconcelos Lanari considerando o poker como um jogo de técnica e habilidade, ajudaram o esporte a ganhar respeito”, comemora Wanderson.
Serviço
Inauguração do Texas Clube em Itabira
Data: 27 de junho, a partir das 15 horas.
Local: rua João Luiz da Silva Torres, 09, bairro Campestre.
Dias de funcionamento: Quarta a sexta-feira, a partir das 18h; sábados e domingos, às 15h.