INSS alerta sobre suspensão do BPC
O processo de revisão pode provocar eventuais auditorias em benefícios
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) emitiu alerta aos beneficiários sobre a possibilidade de suspensão do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
A iniciativa é parte de uma revisão visando garantir a integridade dos benefícios concedidos, assegurando que os recursos públicos cheguem aos realmente necessitados, evitando fraudes e irregularidades no sistema.
O processo de revisão pode impactar os beneficiários, que devem estar preparados para eventuais auditorias e verificações.
A meta do INSS é detectar inconsistências cadastrais e irregularidades no Cadastro Único (CadÚnico), cruzando dados a partir da Receita Federal e órgãos de controle social para verificar as informações dos beneficiários, como renda per capita familiar inferior a 1/4 do salário mínimo, com a atuação cadastral periódica rigorosamente checadas.
Os que não estiverem com os dados atualizados ou divergentes, perderão seus benefícios até que o regularizem novamente.
É imprescindível a atualização das informações pessoais e familiares regularmente, fornecendo documentos que comprovem a renda e outras condições necessárias para se manter o benefício.
É importante comparecer a todas as convocações para perícias e revisões, quando convocada pelo INSS, apresentando todos os documentos listados.