Itabira: 11 bairros tem o abastecimento de água afetado nesta terça-feira; Saae atua para normalizar a situação

O Saae recomenda à população que faça uso econômico da água, priorizando alimentação e higiene pessoal

Itabira: 11 bairros tem o abastecimento de água afetado nesta terça-feira; Saae atua para normalizar a situação
Foto: Divilgação/Saae Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) comunicou nesta terça-feira (3) que 11 bairros de Itabira estão com o abastecimento prejudicado devido o baixo nível de captação no manancial que abastece a região. Segundo a autarquia, uma equipe técnica trabalha para reestabelecer o bombeamento para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos e normalizar a situação.

Os bairros que podem ter o seu abastecimento temporariamente afetados são: Bela Vista, Campestre, Cidade Nova, Eldorado, loteamento Village da Lagoa, Nossa Senhora das Oliveiras, Nova Vista, Pedreira do Instituto, Penha, Santo Antônio e São Pedro.

Enquanto a equipe técnica atua para normalizar o bombeamento para a ETA Gatos, manobras para amenizar o risco de desabastecimento são realizadas pelo Saae.

Orientações

Diante da baixa disponibilidade de água, o Saae orienta que os itabirana utilizem a água com racionalidade, evitando desperdícios. “A recomendação é para que ações simples, como tomar banhos mais curtos, fechar a torneira enquanto escova os dentes, evitar lavar veículos e calçadas, e reutilizar a água da máquina de lavar, sejam adotadas por todos”, destaca a autarquia.

Ainda conforme o Saae, “a Resolução nº 228 da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), todo imóvel deve possuir caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas”.

Além disso, a autarquia acrescenta, em relação às soluções alternativas de abastecimento, “que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h”.

Atendimento ao cliente

O Saae também afirma que comunicar os problemas no abastecimento de água e na rede de esgoto pelos seus canais oficiais é importante para que a autarquia saiba do problema e trabalhe para resolvê-lo o mais rápido possível.

O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp: (31) 3839-1330.

* Com informações do Saae de Itabira.