Prefeitura de Barão de Cocais notifica Cemig após sete dias de quedas de energia; moradores relatam prejuízos

Documento relata interrupções entre 21 e 27 de outubro e aponta impactos no abastecimento de água e em serviços públicos

Prefeitura de Barão de Cocais notifica Cemig após sete dias de quedas de energia; moradores relatam prejuízos
Foto: Reprodução/Paulo Pinto/Agência Brasil

A Prefeitura de Barão de Cocais notificou extrajudicialmente a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) no dia 27 de outubro, após sucessivas interrupções no fornecimento de energia elétrica registradas no município desde o dia 21. No documento, a administração municipal relata transtornos à população, às atividades econômicas e à prestação de serviços públicos.

Segundo a notificação, em 21 de outubro, por volta das 20h, uma interrupção deixou 12.594 unidades consumidoras sem energia, conforme consulta ao mapa de fornecimento da Cemig. O restabelecimento começou por volta das 22h, mas algumas localidades permaneceram sem energia até a madrugada do dia seguinte, segundo relatos recebidos pela Prefeitura.

Em 22 de outubro, foram relatadas oscilações e quedas sucessivas de energia, aproximadamente entre 18h e 22h, nos bairros Centro, São Benedito, Viúva, Sagrada Família e Vila Regina, entre outros.

No dia 23, às 15h56, uma nova interrupção atingiu 3.997 unidades consumidoras em diversas localidades. Já em 25 de outubro, a partir de aproximadamente 14h, outra ocorrência deixou 444 unidades consumidoras sem energia, conforme o mapa da companhia. Segundo a notificação, algumas localidades tiveram o fornecimento restabelecido somente na madrugada de 26 de outubro.

Moradores relatam prejuízos com falta de energia e água

As interrupções no fornecimento de energia elétrica têm afetado a rotina de moradores e estabelecimentos comerciais. Glendha Gonçalves, sócia proprietária do Hotelzinho Tia Jania, no bairro Sagrada Família, relata dificuldades para manter as atividades do espaço, que atende crianças e depende da eletricidade no dia a dia.

“Tem afetado bastante a nossa rotina no hotelzinho, porque trabalhamos diretamente com crianças e dependemos da eletricidade para diversas atividades do dia a dia. A situação acaba prejudicando a organização das atividades, os cuidados com as crianças e o funcionamento normal do nosso espaço”.

Segundo Glendha, as oscilações também geram preocupação com possíveis danos aos eletrodomésticos. Apesar das dificuldades, ela afirma que o hotelzinho continua funcionando, já que os pais dependem do serviço para trabalhar.

Além dos problemas com a energia, Glendha relata que ficou cerca de quatro dias sem abastecimento entre a semana passada e esta. Na segunda-feira (26), a caixa-d’água do hotelzinho esvaziou devido ao consumo elevado e à baixa pressão na rede. Segundo ela, a avó, que mora no mesmo bairro, enfrentou a mesma situação por quase uma semana. 

Baixa quantidade de água que sai da torneira de Glendha. Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal

O morador da zona rural de Barão de Cocais, Léo Silva, também relatou prejuízos causados pela falta de energia e de água. Segundo ele, a residência ficou sem energia por volta das 6h de domingo. Na segunda-feira, às 8h, um veículo da Cemig esteve no local, mas o problema não foi resolvido naquele momento. De acordo com o morador, o fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 18h desta quarta-feira (28).

Léo afirma que perdeu alimentos armazenados no congelador e demonstra preocupação com o pai, que é diabético, tem uma ferida na perna e recebeu alta hospitalar na sexta-feira. De acordo com o morador, o pai precisa de cuidados diários de higiene, dificultados pela falta de energia e de água.

“Liguei várias vezes para a Cemig durante o dia, e me diziam que a equipe estava em campo. Mas como está em campo se eu fico em casa durante o dia e não vejo ninguém? Hoje, às 5h da manhã, assim que cheguei em casa, liguei para a Cemig novamente. O carro só veio aqui ontem, olhou e foi embora.”, relata.

Além da falta de energia, Léo afirma estar sem água desde quinta-feira.

Falta de energia afeta abastecimento de água

A notificação também relata problemas no distrito de Cocais. Em 26 de outubro, por volta das 15h, uma falha no fornecimento de energia comprometeu o funcionamento da bomba responsável pelo abastecimento de água da localidade.

De acordo com o documento, até sua elaboração, em 27 de outubro, os moradores permaneciam sem energia elétrica e sem água. A Prefeitura afirma que a Cemig havia se comprometido a enviar uma equipe ao local às 10h de terça-feira (27), mas o atendimento ainda não havia sido realizado até a expedição da notificação.

O documento também cita um comunicado da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), datado de 26 de outubro, informando que, devido à falta de energia, o abastecimento de água poderia apresentar intermitências em diversos bairros de Barão de Cocais.

Prefeitura cobra explicações da Cemig

Na notificação, a Prefeitura solicita informações sobre as interrupções, incluindo horários, duração, bairros atingidos, quantidade de unidades consumidoras afetadas e causas das ocorrências.

A administração municipal também cobra informações sobre a manutenção da rede elétrica, o atendimento das equipes e as medidas previstas para evitar novas interrupções. O documento estabelece prazo de cinco dias, contados a partir do recebimento da notificação, para que a Cemig apresente os esclarecimentos solicitados.

Entre as providências imediatas cobradas estão o restabelecimento da energia no distrito de Cocais, com prioridade para a bomba de abastecimento de água, e a inspeção emergencial dos equipamentos envolvidos nas interrupções na sede do município.

A Prefeitura também solicita uma equipe de plantão dedicada ao município até a normalização do serviço e prioridade no restabelecimento da energia em instalações de abastecimento de água, unidades de saúde e outros serviços públicos essenciais.

A notificação informa ainda que a ausência de resposta ou uma resposta considerada insuficiente poderá levar à adoção de medidas administrativas e judiciais, incluindo o encaminhamento do caso à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ao Ministério Público e aos órgãos de defesa do consumidor.

Cemig atribui ocorrências a danos na rede elétrica

Em nota enviada a DeFato, a Cemig informou que trabalha na recuperação de um transformador danificado na subestação que atende Barão de Cocais, após uma ocorrência registrada em 21 de outubro. A companhia também atribuiu parte dos problemas no fornecimento aos danos provocados pelas tempestades de domingo (25)

“A intensidade das chuvas e dos ventos causou danos significativos à infraestrutura elétrica da região, com quedas de árvores, rompimento de cabos e danos a equipamentos da rede”, informou a companhia.

Segundo a Cemig, para garantir o atendimento emergencial após a ocorrência registrada na subestação em 21 de outubro, foram mobilizadas duas subestações móveis. Na sexta-feira (23), uma ocorrência envolvendo uma dessas estruturas interrompeu temporariamente o fornecimento de energia para 3.997 clientes. De acordo com a empresa, o serviço foi normalizado em 13 minutos.

A companhia informou ainda que, na manhã desta quarta-feira (28), 18 clientes permaneciam sem energia em Barão de Cocais, com previsão de normalização do fornecimento ainda no mesmo dia.

A Cemig também informou que as tempestades provocaram interrupções no fornecimento de energia para mais de 641 mil clientes em Minas Gerais. Até o fim da manhã de quarta-feira, mais de 639 mil consumidores já haviam tido o serviço restabelecido. Segundo a companhia, alguns atendimentos exigem intervenções mais complexas, como a reconstrução de trechos da rede elétrica e a substituição de equipamentos.

“A companhia mantém todos os esforços para concluir os atendimentos em Barão de Cocais ainda nesta quarta-feira, priorizando a segurança das equipes e da população.”, afirma