Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é fechado devido a novo incêndio florestal
Chamas foram controladas, mas a unidade de conservação permanece fechado; mais de 60 brigadistas atuaram no combate ao fogo
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, foi fechado nesta quinta-feira (26) após um novo incêndio florestal atingir a área próxima à Vila de São Jorge. O fogo começou na quinta-feira (25) e mobilizou mais de 60 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ibama e voluntários. Os visitantes, incluindo os que estavam acampados nas Sete Quedas, foram retirados pela equipe da concessionária Parquetur.
O incêndio foi controlado por volta da meia-noite, mas as equipes seguem trabalhando no rescaldo e monitoramento da área. Segundo o ICMBio, ainda não há previsão para a reabertura do parque. No início de setembro, outro incêndio já havia devastado 10 mil hectares da reserva.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, protege 240.611 hectares de Cerrado e é conhecido por suas nascentes, cursos d’água e formações rochosas pré-históricas.