Projeto de alunos itabiranos será apresentado a engenheiros do Google
Convite é fruto da visita que 39 estudantes do 6º ao 9º ano, do projeto Aprender.com, realizaram ao escritório em novembro
Um grupo de alunos da Escola Municipal Marina Bragança de Mendonça apresentará um trabalho de animação, desenvolvido por eles, a engenheiros do Google. O encontro será com profissionais da empresa que atuam no escritório em Belo Horizonte. O convite é fruto da visita que 39 estudantes do 6º ao 9º ano, do projeto Aprender.com, realizaram ao escritório em novembro.
Hoje o Google tem mais de 70 escritórios em cerca de 40 países. No Brasil, possui unidades em Belo Horizonte e São Paulo. A sede em Minas Gerais é tida como uma unidade multimídia da empresa, com engenharia, operações e suporte técnico.
A visita a uma das maiores empresas de tecnologias do mundo teve como objetivo intensificar os conhecimentos adquiridos por meio do projeto Aprender.com, aliando-os à prática. Na oportunidade, engenheiros do Google ministraram pequenas palestras aos alunos, explicando seu trabalho e ressaltando o que promoveram de avanços na área tecnológica. Os jovens fizeram perguntas e, durante as conversas, os profissionais se interessaram pelo projeto “Escravidão”, uma animação, de dois minutos, que mostra os negros sendo capturados na África para serem explorados no Brasil. A data da apresentação será agendada em breve.
Segundo coordenadores do Aprender.com, a visita proposta pela Secretaria Municipal de Educação (SME) foi uma grande conquista. Jovens de bairros de periferia tiveram a oportunidade de ter novos olhares e perspectivas de futuro, proporcionadas pela tecnologia.
Participaram do passeio alunos das escolas municipais Antonina Moreira, José Gomes Vieira, Antônio Camilo Alvim e do Colégio Municipal Professora Didi Andrade.
Aprender.com
O projeto Aprender.com começou em março de 2013. É promovido pela prefeitura de Itabira, por meio da SME, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB Itabira) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei)-campus Itabira. Consiste em desenvolver a aprendizagem por meio da programação de jogos e animação sobre temáticas voltadas aos conteúdos escolares. As aulas acontecem no polo da UAB, no bairro Amazonas, e são atendidos alunos do Ensino Fundamental de cinco escolas.
Participam dez estudantes por instituição de ensino, que frequentam o projeto uma vez por semana. Os objetivos são reduzir a defasagem e correção da idade e série, oferecer atividades diversificadas que possibilitam a redução do fracasso escolar, resgatar a autoestima dos alunos, desenvolver atividades lógicas, ensinar programação e prepará-los para as Olimpíadas Brasileiras de Informática.







