Mineiros apostam no parcelamento no cartão de crédito para Black Friday e miram descontos no dia oficial
Pesquisa aponta aumento de consumo e preferência por eletrônicos e eletrodomésticos, com 52% dos mineiros planejando pagar em parcelas
Na Black Friday deste ano, que será realizada em 29 de novembro, 52% dos mineiros devem optar pelo pagamento parcelado no cartão de crédito, de acordo com levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG). A preferência pelo cartão reflete o interesse em diluir o custo das compras de itens de maior valor, como eletrônicos e eletrodomésticos, as categorias mais procuradas, segundo a pesquisa. Em seguida, as opções de pagamento à vista no cartão e via Pix aparecem empatadas, com 16% das preferências de cada.
Além disso, 61% dos entrevistados afirmaram que planejam aumentar o consumo devido à data, impulsionados também pelo pagamento da primeira parcela do 13º salário. “A Black Friday traz não apenas promoções, mas um incentivo extra com a injeção de R$ 16 bilhões na economia mineira, provenientes do 13º salário”, explica o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.
Eletrônicos, vestuário e supermercados entre os favoritos dos consumidores
Entre as categorias de produtos mais desejadas pelos consumidores mineiros para a Black Friday estão:
- Eletrônicos e Eletrodomésticos (25,1%);
- Vestuário e Calçados (24,7%);
- Supermercado e Hipermercado (11,6%);
- Cosméticos e Perfumaria (11,2%);
- Móveis (7,7%).
Silva destaca que, em tempos de economia instável, o parcelamento é visto como uma solução prática para adquirir bens de maior valor sem comprometer o orçamento de uma só vez. “O cenário econômico ainda exige cautela, e o parcelamento permite que os consumidores façam essas compras sem comprometer o orçamento familiar em um único pagamento”, acrescenta o economista.
Compras online lideram, mas descontos no dia 29 continuam atraindo
As compras online lideram a preferência dos mineiros, com 54% dos consumidores optando por lojas virtuais, enquanto 46% afirmam que preferem as lojas físicas. A pesquisa revela também que, embora as promoções comecem a ser disponibilizadas ao longo de todo o mês, 80% dos consumidores pretendem realizar suas compras especificamente no dia 29 de novembro, acreditando que nesse dia haverá os maiores descontos.
Planejamento para o Natal: Black Friday como antecipação de compras
Com a proximidade da Black Friday ao Natal, muitos consumidores aproveitam as ofertas para antecipar as compras de fim de ano. No entanto, a pesquisa da FCDL-MG mostra que as opiniões dos mineiros se dividem:
- 36% afirmam que deixarão as compras de Natal para a última hora;
- 32% pretendem aproveitar a Black Friday para adiantar os presentes;
- 32% preferem a primeira semana de dezembro, buscando possíveis descontos pós-Black Friday.
Para o comércio, a Black Friday é uma oportunidade estratégica de aquecer as vendas antes do Natal. “A data é uma chance para os lojistas testarem produtos, fazerem promoções criativas e se prepararem para a principal temporada de vendas do ano, que é o Natal”, recomenda Vinícius Silva, sugerindo ações de marketing, atendimento customizado e descontos atraentes.