Beneficiários de programas sociais devem fazer recadastramento na Prefeitura
Os beneficiários devem procurar a Superintendência de Programas Sociais que funciona no prédio da SMAS
Até 19 de dezembro, as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal devem atualizar as informações junto à Prefeitura de Itabira. Caso contrário, benefícios como Bolsa Família, tarifas sociais, Passe Livre para pessoas com deficiência e Carteira do Idoso para viagens gratuitas, por exemplo, poderão ser suspensos. É necessário agendar o atendimento por telefone e apresentar os documentos na Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS).
O Cadastro Único permite identificar a situação socioeconômica da população, mapeando as famílias de baixa renda nas cidades brasileiras. É requisito obrigatório para acesso aos programas Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; tarifas sociais de água e energia elétrica; Telefone Popular; contribuição reduzida de previdência ao Instituto Nacional de Previdência Social (INSS); isenção na taxa de concurso público em âmbito federal e municipal; Carteira do Idoso para viagens intermunicipais e interestaduais gratuitas e Passe Livre para pessoas com deficiência.
De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), os beneficiários do Bolsa Família que não atualizam o cadastro há mais de dois anos terão o pagamento bloqueado a partir de janeiro de 2015. O desligamento definitivo dos beneficiários com dados desatualizados ocorrerá em março.
O MDS informou ainda que mensagens de convocação para o recadastramento foram impressas nos comprovantes de pagamento. Além disso, a Prefeitura de Itabira enviou cartas solicitando a atualização do cadastro para os endereços das famílias, realizou força-tarefa nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e busca dos beneficiários em todos os bairros da cidade.
Para o recadastramento no Cadastro Único, são exigidos os seguintes documentos (original e cópia) de todos os membros da família: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de endereço (luz, água ou telefone) e carteira de trabalho. Também devem ser apresentados certidão de nascimento e comprovante de matrícula escolar de crianças e adolescentes.
Os beneficiários devem procurar a Superintendência de Programas Sociais que funciona no prédio da SMAS – avenida Carlos de Paula Andrade, 135 A, Centro. Os atendimentos devem ser agendados pelo telefone 3839-2655, das 8h às 16h.