Prefeito de Rio Piracicaba, Augusto Henrique, é eleito presidente da Amepi e Consmepi
Também foram realizadas as eleições do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cismepi) e do Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos (CPGRS)
O prefeito de Rio Piracicaba, Augusto Henrique Silva foi eleito, na manhã desta sexta-feira (20), presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) e do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi). A eleição se deu por aclamação. Augusto assume o comando da entidade e do Consórcio pelos próximos dois anos. Ele terá como vice, o prefeito de Dom Silvério, José Bráulio Aleixo e, como secretário, Fernando Rolla, de São Domingos do Prata.
O Conselho Fiscal da Amepi é formado pelos membros efetivos, os prefeitos de Itabira, Marco Antônio Lage; de João Monlevade, Laércio José Ribeiro e de Santa Bárbara, Alcemir Moreira. Os suplentes são os prefeitos de Alvinópolis, Lindouro Modesto Gomes; de Bela Vista de Minas, Samantha de Ávila e de Nova União, Waldir Caetano. Em seu discurso, Augusto agradeceu a confiança de todos os prefeitos, sobretudo do vice, que estará ao seu lado. Ele ainda destacou que é uma grande responsabilidade fortalecer e representar a Amepi e o Consmepi. Ele ressaltou a importância da união e do trabalho coletivo.
“Temos muito que crescer. É importante mostrar a grandeza e o potencial da nossa região e isso será feito com a coesão do trabalho coletivo, feito a muitas mãos”, frisou Augusto. O vice, José Bráulio, também destacou a importância da entidade no fortalecimento dos municípios, sempre trabalhando para todos. “É importante fortalecer e reconhecer o valor da nossa região. O crescimento regional é um desafio para sempre fazermos o melhor”, afirmou.
O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, endossou os discursos ao comunicar que quer assumir a presidência da Associação dos Municípios Mineradores de Minas e do Brasil (Amig) e que o presidente da Amepi – que é de uma cidade mineradora – precisa também ter uma cadeira na diretoria da entidade. O objetivo é também fortalecer a região, que é o berço da mineração no país.
A Amepi completa 40 anos em 2025 e, desde a sua fundação, desempenha um papel estratégico na articulação entre os municípios, promovendo ações conjuntas, fortalecendo a troca de experiências e viabilizando projetos regionais. Já os consórcios intermunicipais são responsáveis pela execução de serviços essenciais, como saúde, infraestrutura e meio ambiente, muitas vezes suprindo lacunas nas demandas do Médio Piracicaba. Atualmente, concentra 14 municípios associados, enquanto o Consmepi tem 21 cidades filiadas. A posse da nova diretoria está marcada para o dia 10 de janeiro.
Demais consórcios
Também na manhã desta sexta-feira (20), foram realizadas as eleições do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cismepi) e do Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos (CPGRS). Para o Cismepi, foi reeleito o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro e vice, Augusto Henrique da Silva, de Rio Piracicaba. Laércio estava ausente em virtude do luto pela morte da mãe, mas os nomes já estavam decididos por aclamação.
O CPGRS também reelegeu como presidenta, a prefeita de Bela Vista de Minas, Samantha Ávila e o prefeito de Nova Era, Txai Costa, como vice. Samantha e Txai destacaram os avanços conquistados pelo consórcio nos últimos anos que priorizam questões ambientais, impactando na saúde pública da região.