Bunker da 2ª Guerra Mundial é aberto a visitação no edifício Acaiaca, em BH

O prédio está localizado na avenida Afonso Pena, 867, no centro de Belo Horizonte

Bunker da 2ª Guerra Mundial é aberto a visitação no edifício Acaiaca, em BH
Foto: Isabel Baldoni

Um tradicional prédio do centro de Belo Horizonte terá uma oportunidade de visita ao passado para os turistas e belo-horizontinos. A partir do próximo dia 16, será a aberta a visitação ao bunker do edifício Acaiaca, que um dia já foi o prédio mais alto da capital. O prédio está localizado na avenida Afonso Pena, 867, no centro de BH.

O bunker é um abrigo antiaéreo planejado para abrigar até 300 pessoas em um possível ataque a bombas. O projeto é dos anos 40, quando o então presidente Getúlio Vargas ordenou que prédios com aquela dimensão tivessem um abrigo contra bombas, em plena Segunda Guerra Mundial.

O abrigo foi transformado em depósito e, ao longo dos anos, também chegou a dar espaço a uma cantina e ao sistema de telefonia do prédio. A administração decidiu restaurar o espaço e resgatar o projeto original. O plano para reforma do bunker é encabeçado há anos pelo administrador do prédio, Antônio Miranda.

Os horários e preços de visitação do bunker do edifício Acaiaca serão divulgados nos próximos dias nos perfis do Instagram @edificioacaiaca e @terracoacaiaca. O endereço do prédio é avenida Afonso Pena, 867, no centro de BH.