Projeto abrange 13 escolas municipais e mais de 2.200 alunos inscritos

Durante as aulas os alunos são estimulados a aprender de forma criativa e prazerosa as propriedades das figuras geométricas

Projeto abrange 13 escolas municipais e mais de 2.200 alunos inscritos

O projeto Brincando de Pipa 2014 – Pipa na Escola, desenvolvido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está resgatando uma  tradição folclórica pouco valorizada e quase esquecida na atualidade: “brincar de soltar pipa”. Inserido em 13 escolas da rede pública municipal o projeto tem, entre outros objetivos estimular a coordenação motora, sequência lógica e a criatividade em alunos com idade entre 6 e 12 anos. Na edição deste ano, 2.285 alunos participam das atividades que incluem a confecção da pipa pela criança e a conscientização do uso com segurança.

Idealizado há alguns anos pelo instrutor de fabricação de pipas Ciro Gomes de Castro e pelo professor de Educação Física da rede pública Werlane Fernandes, o Pipa na Escola se transformou – no ano passado – num projeto com meta de abrangência em todas as escolas urbanas e rurais da rede pública municipal. Ele é direcionado a alunos do 1º ao 5º ano, seus familiares e aos professores e profissionais da educação.

Durante as aulas os alunos são estimulados a aprender de forma criativa e prazerosa as propriedades das figuras geométricas, identificar o desenho geométrico em objetos do dia a dia, confeccionar pipas com responsabilidade (de papel e sem uso do cerol), além de discutir as consequencias do uso inadequado das pipas.

Os participantes também recebem orientação, baseada num decreto de lei de setembro de 2003, quanto as punições para quem insiste em usar cerol ou instrumentos cortantes nas pipas. As informações são reforçadas com o estudo de uma cartilha da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), uma das parceiras do projeto.

Após as oficinas são desenvolvidas atividades de desenho (cena muda) para alunos do 1º ano; desenho e frases educativas (2º ano); produção de texto (3º e 4º ano) e produção de texto e paródia (5º ano). As habilidades estimuladas e avaliadas são: coordenação motora, sequência lógica, criatividade, originalidade e argumentação. Cada escola recebe um troféu de participação oferecido pela SME. 

Serviços relacionados