Vereador promete acionar Ministério Público e Tribunal de Contas após Câmara aprovar novo repasse ao Valério
No entendimento de Luiz Carlos de Souza (MDB), a votação “às pressas” e a escolha do novo diretor de futebol do clube tem gerado suspeitas das quais ele quer esclarecimentos

Após a Câmara Municipal ter aprovado, nesta terça-feira (18) o projeto de lei que irá repassar R$1,5 milhão ao Valeriodoce Esporte Clube para a disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro, o vereador Luiz Carlos de Souza “Luiz Carlos de Ipoema” (MDB) afirmou que irá acionar o Ministério Público de Minas Gerais e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG).
A proposta foi incluída de última hora na pauta da reunião ordinária do Legislativo e, para ser aprovada em dois turnos, necessitou de uma reunião extraordinária, onde somente Luiz Carlos foi contrário à iniciativa.
“Eu voto contrário. Não sou contra o Valério, eu sou contra a forma que está sendo feita [a aprovação do repasse], que não está certa. Vou questionar isso, não vou deixar de lutar por isso. E eu quero saber o seguinte: por que o Valério não vem prestar contas para a comunidade? Não é só para os vereadores não, tem que prestar para a comunidade também”, disse Luiz Carlos ao ir contra à proposta no plenário.
Ainda no entendimento de Luiz Carlos, a votação “às pressas” e a escolha do novo diretor de futebol do clube tem gerado suspeitas das quais ele quer esclarecimentos. “Não foi feita a votação [do projeto] na reunião de comissão, tudo tem que passar pela comissão. Não foi feito, foi atropelado e feito de uma forma rápida. Tem coisa estranha. Outra coisa que me deixa suspeito é o filho do prefeito estar administrando o Valério. Então assim, está me cheirando coisa de corrupção, pra falar a verdade com você”, disse o parlamentar.
Bernardo Lage, gestor de futebol com passagens por Coimbra e Villa Nova, é filho do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) e foi escolhido pelo presidente João Mário de Brito para ser o responsável pelo futebol do Valério em 2025. Bernardo é graduado em administração pela Universidade Estácio de Sá (2019), possui curso de gestão de futebol pela CBF Academy (2015) e curso de Coordenação Técnica de Base pela mesma entidade (2016).
O vereador foi lembrado pela DeFato que Bernardo Lage possui currículo e experiência na profissão, mas no entendimento de Luiz Carlos, há indício de interferência do prefeito dentro do clube. “Ele [Marco Lage] não está “pondo dinheiro” à toa não. Não estou falando que ele vai pegar trem (sic) pra ele não, mas está esquisito”, disse o parlamentar após
“Se tiver legalidade, tem todo o meu apoio, não estou vendo isso, não estou vendo clareza, na verdade. Não estou afirmando que tem ilegalidade, estou falando que eu não estou vendo clareza e transparência, isso é o que eu quero”, finalizou.
