Ronaldo Scucato destaca papel transformador do cooperativismo em discurso de inauguração das agências Sicoob Credimepi, em Itabira

Scucato esteve presente durante a inauguração de duas agências do Sicoob Credimepi, na última quinta-feira, em Itabira

Ronaldo Scucato destaca papel transformador do cooperativismo em discurso de inauguração das agências Sicoob Credimepi, em Itabira
Márcio Labruna, Jacson Guerra e Ronaldo Scucato. Foto: Guilherme Guerra/DeFato

A inauguração de duas novas agências cooperativistas do Sicoob Credimepi, em Itabira, contou com a presença de Ronaldo Scucato, uma das maiores referências do cooperativismo em Minas Gerais e no Brasil. Em seu discurso, ele destacou a trajetória de lutas e conquistas do setor, reforçando a importância da cooperação como força de transformação social e econômica.

Com décadas de atuação no cooperativismo, Scucato relembrou os desafios enfrentados pelo movimento, que durante muito tempo não teve o devido reconhecimento por parte das autoridades e da sociedade. Segundo ele, o cenário atual é resultado do esforço de verdadeiros pioneiros, que viabilizaram a expansão das cooperativas pelo estado e pelo país.

Ao abordar os pilares do cooperativismo, ele fez questão de enfatizar que, embora atuem no mercado como empresas, as cooperativas têm no bem-estar das pessoas sua principal motivação. Para ele, a atividade econômica deve caminhar lado a lado com a responsabilidade social, mas sempre com equilíbrio. “Não existe ação social sustentável sem base econômica sólida”, afirmou em tom reflexivo.

Durante a fala, Scucato também reforçou a importância da juventude para a continuidade e renovação do movimento cooperativista. Ele destacou a necessidade de incluir os jovens, com suas habilidades digitais e novas formas de pensar, nas estratégias de crescimento das cooperativas. “A juventude quer estudar, quer trabalhar e precisa de espaço para contribuir”, defendeu.

Outro ponto destacado foi o papel das mulheres na construção da sua própria trajetória. Ele compartilhou uma lembrança da infância e atribuiu à força e ao apoio de sua mãe e avó o incentivo que o levou a não desistir dos estudos, mesmo após enfrentar dificuldades no início da vida escolar.

Ao final, Scucato citou o reconhecimento internacional do cooperativismo, lembrando que a ONU declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, reforçando papel fundamental dessas instituições, especialmente em momentos de crise, como aconteceu durante a pandemia e em colapsos econômicos passados.