CPI do INSS aprova requerimento para convocação de sindicato do irmão de Lula

Frei Chico poderá ser convocado para depor na CPMI

CPI do INSS aprova requerimento para convocação de sindicato do irmão de Lula
CPMI do INSS poderá ouvir Frei Chico- Foto: José Cruz/Agência Brasil

Entidade sindical que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem requerimentos aprovados na sessão desta quinta-feira (4) da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).

Um dos requerimentos é de autoria da deputada Adriana Ventura (Novo-SP), cobrando informações sobre pessoas que, mediante procuração, conseguiram autonomias para atuar em nome do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), entre 2015 e 2023, entidade da qual Frei Chico é um dos diretores.

Membros da CPI acreditam que com o requerimento possam encontrar sinais da participação do irmão de Lula no esquema fraudulento de descontos associativos.

Um outro requerimento, da mesma autoria, solicita ao INSS a identificação dos números de contas bancárias informadas pelo Sindnapi para o recebimento de recursos do Fundo do Regime Geral da Previdência Social entre 2015 e 2025.

“Há fortes indícios de que, assim como em outras entidades sindicais do mesmo setor, o Sindnapi tenha utilizado acordos de cooperação técnica e convênios com o INSS para operacionalizar filiações em massa e arrecadar valores diretamente das aposentadorias, sem consentimento informado de grande parte dos filiados”, explica a deputada.

Em entrevista ao Estadão, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da comissão, disse que se encontrado algum indício sobre a participação do Frei Chico nas investigações, ele será convocado a depor.

“Se o nome dele for citado em alguma investigação, em alguma quebra de sigilo, pode ter certeza que vamos chamar”.

Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS” teve aprovada pela CPI a quebra de suas movimentações. Ele é apontado pela Polícia Federal (PF) como um dos principais agentes no esquema fraudulento.

Também foi aprovada pela comissão o pedido de informação à PF sobre viagens internacionais nos últimos cinco anos, carros apreendidos, entrada e saída do Brasil entre 2019 a 2025 no Senado Federal e na Câmara dos Deputados do “Careca do INSS”.

Ainda ao Estadão, Carlos Viana disse ter precisado acionar a Polícia Legislativa do Congresso Nacional para localização do investigado que, até o momento não respondeu aos contatos do colegiado, sequer a sua defesa.

A CPI aprovou pedidos de informações ao INSS, à Controladoria-Geral da União (CGU). à Advocacia-Geral da União (AGU), Polícia Federal e Supremo Tribunal Federal (STF) a apuração de fraudes e irregularidades e, também nesta quinta-feira foi ouvida Eliane Viegas Mota, diretora de auditoria de previdência e benefícios da CGU.

*Fonte: UOL