Catas Altas, Caeté, Barão de Cocais e Santa Bárbara se unem para atrair visitantes

Santuário do Caraça é um dos atrativos do Programa Vivendo Estrada Real (VER)

Catas Altas, Caeté, Barão de Cocais e Santa Bárbara se unem para atrair visitantes

Municípios do “Entre Serras: da Piedade ao Caraça” reconhecem a importância do diálogo e trabalho em conjunto. Primeiro passo foi dado com o Programa Vivendo a Estrada Real, que será concluído este mês após dois anos de atuação.

Com 1,6 mil quilômetros, a Estrada Real corta belíssimas paisagens de três estados (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e 199 municípios, que guardam inúmeras riquezas dos tempos de Brasil colônia. Para evidenciar a importância do antigo caminho do ouro e dos diamantes no cenário turístico nacional, duas organizações do Sistema FIEMG – o Serviço Social da Indústria (SESI-MG) e o Instituto Estrada Real (IER) – formataram o Programa Vivendo a Estrada Real (VER). A ideia era aproximar cidades vizinhas para que elas explorassem seu potencial em conjunto, formando um roteiro coeso, capaz de atrair e reter visitantes. “Trabalhando em parceria, elas ganham em visibilidade, têm maior poder de voz para reivindicações e até diminuem custos por meio de ações simples como organizar um calendário comum”, explica a coordenadora técnica do Programa, Mariana Hauck.

Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas foram os quatro municípios selecionados para esse trabalho, que teve início em 2012. A escolha se deu pelo fato de possuírem características similares e em alguns pontos se complementarem, além de um vínculo forte com a indústria mineradora e da proximidade com Belo Horizonte. “Foram mais de 50 ações buscando a integração, a capacitação, a divulgação, a melhoria da infraestrutura. Tudo isso a fim de fortalecer a região e impulsionar o seu desenvolvimento econômico e social por meio da valorização de algo que eles já tinham, mas ainda não sabiam muito bem como utilizar: um patrimônio histórico e natural enorme”, afirma Mariana.

Para o prefeito de Santa Bárbara, Leris Braga, o Programa foi mais que ações. “Ele mostrou a necessidade de diversificar a economia dos municípios para garantir a sustentabilidade da região e isso estimulou as pessoas para as questões culturais e turísticas”, pondera o prefeito. A proprietária do Sítio Arqueológico da Pedra Pintada, Elisabete Almeida, concorda. “O VER criou um senso de responsabilidade nas pessoas. Antes, elas ficavam no seu mundinho e, à medida que o Programa foi acontecendo, elas foram acreditando e se envolvendo”, ela lembra.

“Hoje, sabemos que para as coisas fluírem, é preciso ter a integração dos quatro municípios. Não é sozinho, mas unidos, que nos fortalecemos e fomentamos o turismo na região”, diz a secretária municipal de Cultura e Turismo de Caeté, Cássia Paes. “Um município só tem diversos atrativos, mas pode não ser, por si só, o motivo para alguém sair de longe e visitar. Mas quando um agrega seus pontos fortes ao outro, aí sim temos um destino interessante”, completa a secretária municipal de Cultura e Turismo de Barão de Cocais, Marília Ângelo.

Neste mês de dezembro, o Programa VER será concluído conforme planejado – o SESI e o IER farão a entrega do Programa aos quatro municípios em evento fechado para convidados na manhã do dia 10, no Complexo Santuário do Caraça –, e o seu maior legado para a região foi a criação do roteiro “Entre Serras: da Piedade ao Caraça”, que já virou notícia em grandes veículos de Minas Gerais e do Brasil. “Isso mostra o potencial que a região tem e que basta o morador colocar a mão na massa para tornar o turismo uma atividade econômica viável”, avalia Mariana Hauck.

Nesse sentido, a secretária de Cultura e Turismo de Catas Altas, Cláudia Picardi, é otimista em relação ao futuro. “A comunidade está compreendendo melhor o seu papel, e já observamos um aumento no fluxo de turistas”, conclui.